Um jeito de ver o Mundo….

Moda e Sustentabilidade

14 ago 2012

Moda em Visão por Dani Lamarca

O Brasil é um país rico em matérias primas ecológicas e tecidos orgânicos. A idéia de sustentabilidade é reforçada, inclusive na moda, com a utilização de tecidos orgânicos, ecológicos e o uso de materiais recicláveis transformados em tecidos, como exemplo, as garrafas PET.

O pneu vira solado de sapato. Da madeira de reflorestamento, surgem acessórios de moda. O algodão, a juta e o bambu por exemplo, são produzidos sem o uso de inseticidas ou pesticidas.

Existem cooperativas espalhadas por todo o Brasil e grandes marcas já aderiram a esse conceito, o “Eco Fashion” e vêm surpreendendo na criatividade da produção de grande variedade de peças.

A idéia é ter um olhar sobre aquilo que está sendo descartado e perceber o que pode ser reaproveitado e transformado em lindas peças, acessórios e calçados.

Uma infinidade de peças que podem ser criadas, como echarpes, cachecóis, colares, bolsas, peças em patchworks, carteiras. O uso de materiais como algodão orgânico e convencional, pedras brasileiras, sementes, seda e hemp (fibra vegetal).

Inclusive os produtos já são exportados para outros países, tornando o trabalho e conscientização do nosso país conhecidos lá fora.

A sustentabilidade tem trazido muitos benefícios, além da geração de empregos para artesãs, o aproveitamento de matérias-primas evitando o acúmulo de resíduos na natureza.

É a arte de reciclar, que também está na moda!

Dani Lamarca
Consultoria de Moda e Personal Shopper
e-mail: lamarca.d@gmail.com
blog: http://dlamarca.blogspot.com

Postado por:
Categorias:
Moda em Visão