Um jeito de ver o Mundo….

Zuzu Angel: Moda e Protesto

25 jul 2012

Moda em Visão por Dani Lamarca

Zuzu Angel foi um nome marcante da moda no Brasil e conhecida internacionalmente.

Nascida em Minas Gerais, viveu na Bahia, trouxe influências do estado desde suas primeiras criações, como costureira da família.

Nos anos 50 mudou-se para o Rio de Janeiro e nos anos 70 abriu sua loja em Ipanema e assim começou uma carreira de sucesso. Zuzu passou a conhecer pessoas influentes que a ajudaram a se projetar fora do país.

Realizou belos desfiles nos EUA, sempre divulgando a nossa cultura brasileira, traduzidas em estampas de papagaios, pássaros, borboletas, materiais naturais, como pedras, bambu, conchas, madeiras. Tecidos como seda, renda e chita.

Seu marca registrada é um ANJO, inspirado em seu sobrenome. Um fato trágico marcou a carreira e vida da estilista, quando seu filho Stuart, estudante integrante de uma organização contra a ditadura militar, sofreu torturas e foi assassinado. Seu corpo foi dado como desaparecido.

Zuzu Angel iniciou a procura pelo corpo do filho e assim, travou guerra e protesto.

Suas coleções marcaram sua revolta e luto pelo filho, apresentando estampas com manchas vermelhas, armas, pássaros engaiolados. A figura do anjo amordaçado estampado em suas roupas foi impactante. Chegou a realizar desfile-protesto nos EUA e contou com o apoio de figuras internacionais famosas.

Zuzu Angel morreu em um acidente de carro no túnel Dois Irmãos, as causas do acidente não foram bem esclarecidas.

O túnel onde ocorreu o acidente foi batizado por seu nome.Antes de sua morte, Zuzu havia deixado uma carta que dizia que se aparecesse morta seria obra dos assassinos do seu filho.

A estilista foi homenageada no meio da música e teve um filme produzido sobre sua vida e morte.

O Instituto Zuzu Angel de Moda, criado em sua homenagem por sua filha, a jornalista Hildegard Angel mantém viva a história dessa estilista, exemplo de profissional e de luta.

Dani Lamarca
Consultoria de Moda e Personal Shopper
e-mail: lamarca.d@gmail.com
blog: http://dlamarca.blogspot.com

Postado por:
Categorias:
Dicas, Moda em Visão