Um jeito de ver o Mundo….

Imortal Christian Dior

10 jul 2012

Moda em Visão por Dani Lamarca

Christian Dior, o famoso estilista que revolucionou a moda no período pós Segunda Guerra Mundial, criou em 1947 a sua primeira coleção batizada New Look, estilo marcado por suas saias amplas um pouco acima dos tornozelos e cinturas marcadas deixando a mulher feminina e elegante novamente. Completando o look, utilizava luvas, sapatos de saltos altos e chapéus. Conhecido como “tailleur Bar”, o modelo composto por casaquinho de seda bege acinturado, ombros naturais e ampla saia preta plissada definiu o padrão da moda feminina dos anos 50.

Sua primeira maison, em Paris, foi idealizada com a parceria de um influente empresário de tecidos chamado Marcel Boussac. Esse foi o início de muito sucesso em sua carreira e posteriormente a abertura de outras lojas. Na América Latina existe uma única loja Christian Dior, localizada em São Paulo.

Sua carreira é marcada pela sofisticação, feminilidade e luxo da alta costura. Outros nomes assumiram a marca depois de sua morte em 1957. Entre eles, Gianfranco Ferré, Yves Saint Laurent e John Galliano. Atualmente quem assume a maison Dior é o estilista de 44 anos, Raf Simons. O desfile que marcou a estréia do substituto de Galliano, aconteceu na semana de alta costura de Paris. O público e os críticos criaram uma grande expectativa sobre sua estréia e o estilista mostrou uma coleção feminina e de muita elegância, apresentando vestidos longos de festa e modelos curtos bordados com calças cigarrete. Raf manteve as características da marca, porém foi uma coleção minimalista, diferente do estilo de seu antecessor John Galliano. Ele fez questão de expressar o compromisso com o original e herança da maison Dior.

Alguns críticos elogiaram sua coleção mas mantém a opinião de que RafSimons deve ter sua identidade própria, traduzida em suas criações. Assim a imortal maison Christian Dior continua fazendo sua história, para sempre influente no mundo da moda.

Dani Lamarca
Consultoria de Moda e Personal Shopper
lamarca.d@gmail.com
http://dlamarca.blogspot.com

Postado por:
Categorias:
Moda em Visão