Um jeito de ver o Mundo….

Eventos em preparação para a JMJ RIO2013

09 jul 2012

Lançamento da Oração Oficial marcará comemorações
de um ano para o início da JMJ Rio2013

Iniciando os eventos para a contagem regressiva para um ano da Jornada Mundial da Juventude 2013 (JMJ Rio2013) será lançada, no dia 13 de julho, a Oração Oficial da Jornada, durante a “Vigília dos Jovens Adoradores”, evento que tem reunido milhares de jovens desde sua primeira edição, em novembro de 2011.

A Vigília, organizada pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e pelo Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro, acontece todas as segundas sextas-feiras de cada mês e tem como objetivos preparar espiritualmente a juventude do Rio, rezar pelos preparativos da JMJ Rio2013, pelos jovens do mundo inteiro e pelo Santo Padre.

Por isso, neste mês de julho a Vigília será ainda mais especial, diferentemente dos outros meses, em que a Vigília é realizada dentro da Igreja de Sant’Ana, no Centro, neste mês ela começará no Largo da Carioca, às 17h30, com a apresentação de três shows: Padre Omar e as bandas Aliança de Misericórdia e Dominus.

Às 22 horas será celebrada a Santa Missa presidida pelo presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Logo após haverá o lançamento da Oração Oficial da JMJ Rio2013. Às 23h30 será iniciada uma procissão com o Santíssimo Sacramento até a Igreja de Sant’Ana, Santuário de Adoração Perpétua do Rio de Janeiro, onde os jovens ficarão até às 6h.

O evento começará com o encerramento da Missão Thalita Kum, da Comunidade Aliança de Misericórdia, realizada desde 2009 no Rio de Janeiro, onde jovens através de dança, música e teatro evangelizam em praças, ruas e ônibus da cidade. Esta acontecerá durante toda a semana anterior à vigília.

A cada vigília o público chega a cerca de mil jovens, e a expectativa é ainda maior para este mês. E jovens do mundo todo podem acompanhar a Vigília que é transmitida ao vivo pela WEBTV Redentor (TV web da Arquidiocese do Rio de Janeiro).

Ainda como preparação para a Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 9 e 15 de Julho de 2012 os cariocas e visitantes poderão ser abordados nas ruas do Rio de Janeiro por missionários católicos que prometem mostrar a alegria jovem de quem escolhe a radicalidade de uma vida próxima de Jesus. Estes jovens são testemunhas da ação de um Deus que os acolheu em um estado de miséria interior, e muitas vezes exterior, e os preencheu de sentido com o chamado pessoal: Thalita Kum (expressão hebraica que significa, “Jovem Levanta-te”), e é isto que os impulsiona a anunciar esta Misericórdia Divina.

Trata-se da 4ª Missão Thalita Kum promovida pela Comunidade Aliança de Misericórdia que será realizada por 350 missionários católicos que estarão presentes em diversas linhas de evangelizações como teatro, dança, música e abordagem individual junto aos transeuntes do Largo da Carioca e da Cinelândia; corte de cabelo e barba, escuta e evangelização dos moradores de rua na Cinelândia; pregação da Palavra nos ônibus; anúncio da Boa Nova à pessoa presas a uma vida de prostituição; visita porta-a-porta aos cortiços; abordagem aos banhistas na praia de Copacabana.

Sobre a Jornada Mundial da Juventude

Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens para celebrar a mensagem de amor, paz e união pregada por Jesus Cristo. Idealizado pelo beato João Paulo II, o evento teve sua primeira edição no ano de 1986, em Roma. O encontro dura aproximadamente uma semana.

Todos os anos a Jornada acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.

A última Jornada Mundial da Juventude foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu cerca de dois milhões de mais de 190 países. O próximo encontro será de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz da Jornada e do Ícone de Nossa Senhora que desde o dia 18 de setembro do ano passado estão no país. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul, em preparação para a JMJ Rio2013.

Mais informações no Portal Oficial da JMJ Rio2013: www.rio2013.com

Programação:

 Em luto pelo falecimento do Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales, ocorrido na última segunda-feira, 9 de julho, o Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e o Setor Juventude NÃO realizarão os shows previstos para o evento, mas, impulsionados pela fé e esperança no Cristo Ressuscitado, darão continuidade às atividades litúrgicas.

Segue a nova programação:

LARGO DA CARIOCA

18h30 – Oração, louvor e testemunhos de jovens
20h00 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
21h30 – Preparação para Missa
22h00 – Missa com Dom Orani João Tempesta e Lançamento da Oração Oficial da JMJ Rio2013
23h30 – Procissão (saindo do Largo da Carioca até a Igreja de Sant’Ana com 365 velas simbolizando a proximidade de um ano para a JMJ Rio2013)

IGREJA DE SANT’ANA – Adoração Eucarística

00h20 – Chegada à Igreja de Sant’Ana – Acolhida
00h30 às 2h00 – Comunidade Aliança de Misericórdia
2h00 às 2h30 – Intervalo
2h30 às 3h30 – Movimento Focolares (Tema JMJ Rio2013)
3h30 às 4h30 – Pregação
4h30 às 5h15 – Pastoral da Juventude (Liturgia das Horas)
5h15 às 6h00 – Benção do Santíssimo

Postado por:
Categorias:
Dicas, Evento