Um jeito de ver o Mundo….

“Bote Fé na Vida” no Rio de Janeiro

12 jul 2012

Corrida que acontece simultâneamente em 14 cidades do Estado do Rio,
vai marcar a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude

Evento que vai acontecer no dia 22/07 acontece um ano antes da
visita do Papa Bento XVI para participar da Jornada Mundial da Juventude.

Faltando um pouco mais de 1 ano para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro (JMJ Rio2013), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 vão promover no Domingo dia 22 de Julho de 2012, a partir das 9h, a corrida e caminhada simultânea “Bote Fé na Vida” com percurso de 5 Km que acontecerá em mais de 250 cidades do Brasil.

No Rio de Janeiro o evento acontece simultâneamente em 14 cidades do Estado do Rio (Angra dos Reis, Barra do Piraí, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Guapimirim, Itaperuna, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro, São João de Meriti, Mangaratiba, Teresópolis e Valença) e vai marcar a contagem regressiva para a visita do Papa Bento XVI para participar da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de Julho de 2013. Na cidade do Rio de Janeiro, o local escolhido foi a Praia de Copacabana, com expectativa de 10 mil pessoas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20 de Julho de 2012, ou até atingir o limite de vagas, através do site www.rio2013.com. Para a retirada dos Kits, é necessária a doação de 1 quilo de alimento não perecível. A previsão é de arrecadar 28 mil quilos de alimentos só no estado do Rio de Janeiro, que serão doados a instituições de caridade.

(Leia: Eventos em preparação para a JMJ RIO2013)

Para estimular a presença de todos, também será permitida a modalidade caminhada. Os menores de idade podem participar, desde que sejam acompanhados dos responsáveis. “Queremos a participação de toda a família. Nossa intenção é incentivar os jovens para a vida saudável e despertar o esporte como canal de prevenção às drogas e promoção de saúde”, afirma Dom Orani João Tempesta, presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e Arcebispo do Rio.

Os três primeiros colocados de cada categoria (masculina e feminina) ganharão troféus e os cem primeiros, ingresso para o evento preparatório da JMM, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de Julho de 2012 no Maracanãzinho com palestras e participação de artistas, como Elba Ramalho e Reginaldo Manzoti. Todos participantes receberão medalhas. “Esta corrida surge como uma extensão do tema da Campanha da Fraternidade deste ano, sobre saúde pública, e exalta a importância da prática de esporte para manter a qualidade de vida”, afirma o diretor executivo do setor Pré-Jornada do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ RIO2013, padre Jefferson Gonçalves de Araújo.

A Jornada Mundial da Juventude é considerada o maior evento católico do mundo e será um dos eventos mais importantes no extenso calendário que o Rio de Janeiro tem para os próximos anos.

Sobre a Jornada Mundial da Juventude

Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens para celebrar a mensagem de amor, paz e união pregada por Jesus Cristo. Idealizado pelo beato João Paulo II, o evento teve sua primeira edição no ano de 1986, em Roma. O encontro dura aproximadamente uma semana.

Todos os anos a Jornada acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.

A última Jornada Mundial da Juventude foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu cerca de dois milhões de mais de 190 países. O próximo encontro será de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz da Jornada e do Ícone de Nossa Senhora que desde o dia 18 de setembro do ano passado estão no país. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul, em preparação para a JMJ Rio2013.

Mais informações no Portal Oficial da JMJ Rio2013: www.rio2013.com

Serviço:

Corrida “Bote Fé na Vida”
Data: Domingo, 22 de Julho de 2012
Horário: às 9h
Inscrições: Através do site www.rio2013.com
Período de inscrições: Até o dia 20 de Julho de 2012 ou até atingir o limite
Vagas limitadas

Obs.: Para a retirada dos Kits, no dia 21 de Julho de 2012, das 09 às 16h, é necessária a entrega de 1 quilo de alimento não perecível.

Cidades e Locais de concentração dos participantes:

Angra dos Reis: Escola Naval
Barra do Piraí: Catedral de Sant’Ana
Cabo Frio: Praia do Forte
Campos dos Goytacazes: Catedral São Salvador
Guapimirim: Praça Matriz
Itaperuna: Avenida Central
Nova Friburgo: Praça da Catedral de São João
Nova Iguaçu: Catedral de Santo Antônio
Petrópolis: UCP – Relógio Flores
Rio de Janeiro: Praça do Lido – Copacabana
São João de Meriti: Prefeitura de São João
Mangaratiba: Praia do Saco
Teresópolis: Igreja Matriz de Santo Antônio
Valença: Praça de Nossa Senhora da Glória

Postado por:
Categorias:
Dicas