Um jeito de ver o Mundo….

“Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão”… Ainda dá tempo!

14 mai 2011

Esta é uma boa oportunidade para aqueles que gostam de História. Como diz a velha definição, que já é de domínio popular, “é conhecendo o passado que se compreende o presente com vistas ao aperfeiçoamento do futuro”.

Bairro tradicional de nossa Cidade, São Cristóvão é datado já no século XVII com a fundação da Igreja de São Cristóvão em 1627. Entretanto, apenas em 1810, com a chegada de D.João, que o bairro ganha destaque, tornando-se a casa oficial do Príncipe-regente. Atualmente abriga espaços culturais muito interessantes, dos quais nem sempre nos ‘damos conta’ ao passar pela região na correria do dia-a-dia.

Com o objetivo de “oferecer uma programação cultural de qualidade pelos museus da região, contribuindo para o conhecimento e valorização do bairro”, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) através da 9°Semana Nacional de Museus viabiliza o Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão que acontece da seguinte maneira: nos dias 14 e 15 de maio entre o horário das 10 às 16h sairá ônibus gratuito do Parque da Quinta da Boa Vista, em intervalos regulares com destino às instituições culturais do Bairro, todas também com entrada gratuita.

A expectativa dos organizadores é de receber um público ainda maior que o do ano passado, quando mais de 20 mil pessoas circularam pelas instituições da região.

O visitando pode visitar quantas instituições desejar (e o tempo permitir). Veja a programação:

Museu Nacional/UFRJ
Quinta da Boa Vista.
Dias 14 e 15 das 10 às 16h
Visitas mediadas pelas exposições permanentes de Arqueologia Brasileira, Etnologia Indígena, Paleontologia, Mamíferos, Egito Antigo e Culturas do Mediterrâneo.

Museu Militar Conde de Linhares
Av. Pedro II, 383
Dias 14 e 15 das 10 às 17h
Visitação aos salões de exposições permanentes do museu, destacando-se as exposições de blindados, canhões antigos, armamento leve e viaturas, como o jipe utilizado pelo General Mascarenha de Moraes, Comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na 2ª Guerra Mundial e um Toyota que sofreu uma violenta emboscada em Angola, em uma missão de Paz da ONU.

Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil
Campo de São Cristóvão, 114
Dias 14 e 15 das 10 às 16h
Visitas mediadas com grupos de 20 pessoas. Enfoque na Cultura Maçônica e na relevância da Maçonaria na história do Brasil. Visitação à exposição de longa duração: As Câmaras Filosóficas e a exposição temporária que apresenta o tema “Rio Antigo” do artista Plástico Fernando Gomes.

Museu de Astronomia e Ciências Afins
dias 14 e 15 de maio das 10  às 17h
Visitas ao conjunto arquitetônico histórico do MAST, ao Sistema Solar em Escala, às cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos que o Museu abriga.
Das 17:30 às 20h*
Programa de observação do Céu
Observação do céu através dos telescópios do MAST, construídos no começo do século XX. Com o apoio de grupos de astrônomos, identifique a Lua, os aglomerados de estrelas, nebulosas, estrelas duplas e planetas. Palestras sobre o céu, os movimentos celestes, o sistema solar, a mitologia grega associada as constelações, entre outros temas. Projeção de uma noite estrelada dentro de uma cúpula inflável de 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro.
*A partir das 17h, o MAST disponibilizará transporte gratuito até a estação do Metrô, no bairro imperial de São Cristóvão.

Clube de Regatas Vasco da Gama
Rua General Almério de Moura, 131.
Dias 14 e 15 das 10 às 17h
Visita pelos seguintes pontos do clube: Social, Tribuna de Honra, us, parque aquático e capela.
Obs. O estatuto do clube veta o acesso em suas dependências com vestimentas de qualquer outro clube do Brasil.