Um jeito de ver o Mundo….

Roteiro nos museus de São Cristóvão teve público recorde

20 mai 2009

O roteiro “Turismo Cultural no Bairro Imperial”, realizado no último fim de semana em cinco museus de São Cristóvão, recebeu um total de 8.709 visitas. Quando a Riotur estabeleceu o roteiro – em comemoração pela Semana Nacional de Museus, que este ano tem como tema “Museus e Turismo”- a expectativa era que os estabelecimentos recebessem, juntos, duas mil visitações.

Foram 5.114 visitas no Museu Nacional/UFRJ; 1.067 no Museu de Astronomia e Ciências Afins; 964 no Museu Militar Conde de Linhares; 950 no Museu Maçônico/Supremo Conselho e 614 no Museu do Primeiro Reinado/Casa da Marquesa de Santos.

O roteiro teve transporte gratuito, feito por quatro ônibus (dois adaptados para portadores de necessidades especiais) que partiam da Quinta da Boa Vista a cada 40 minutos, das 10h às 16h. Estudantes de Turismo da Universidade Veiga de Almeida acompanharam os trajetos, dando informações sobre o bairro e sua importância histórica. Os visitantes podiam descer em um ponto, visitar um museu e tornar a pegar o ônibus outra vez, seguindo para o próximo destino. Todos os museus participantes ofereceram entrada gratuita e uma série de atividades especiais.

– Já esperávamos que o circuito pelos museus fosse um sucesso, o que comprova o enorme potencial turístico da região. Vamos trabalhar agora para tornar esse roteiro histórico-cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão um novo produto turístico da cidade, atraindo o interesse de cariocas e turistas – disse o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Além da Secretaria Especial de Turismo do Município do Rio de Janeiro/Riotur, apoiaram iniciativa a Secretaria Municipal de Cultura, Câmara Comunitária de São Cristóvão, Rio-Ônibus, Universidade Veiga de Almeida, Construtora Concal e Banco do Brasil.

Fonte: Notícias do Rio

Postado por:
Categorias:
Dicas, Educação, História, Turismo
  • Rogério Silva
    Sou aluno do curso de Turismo e gostaria de participar deste projeto. Turismo cultural em um bairro que respira a nossa história é o máximo!!!
  • Luiz
    Quinta da Boa Vista, espaço tradicional de uso da população e suas famílias vêm sendo depredado e subutilizado pela Prefeitura. Estão sendo realizados eventos que destroem o parque e deixam sujeira para todo lado. O som alto do show perturba o sono da vizinhança e a tranqüilidade dos animais do zoo. O chamado viradão serve única e exclusivamente para destruir o pouco da área verde do parque.
    Tradicional no passeio das famílias cariocas quando chegam para visitar o parque, nos finais de semana , têm que disputar espaço com animais abandonados (gatos e cachorros), eventos de bicicletas pelos gramados (22/05/11), partidas de futebol em locais impróprios e muitos carros e caminhões.
    Os estacionamentos ao entorno não existem. Os existentes têm pessoas com coletes da prefeitura cobrando caro, mas não fornecem nenhum comprovante. No entorno da Quinta, ainda presenciamos a prostituição a luz do dia e vários flanelhinhas. Dentro do parque, vários locais com vendas de comidas totalmente suspeitos quanto à higiene, disputando espaço com o pedestre e calçadas quebradas.
    Lamentável que um parque tão bonito esteja relegado ao abandonado e a exploração alheia. Carecemos da preservação do verde, das árvores e a criação de jardins floridos e outras ações que visem a preservar e valorizar a área.
    E o melhor evento: “Turismo Cultural no Bairro Imperial”, já acabou!?!?