‘Os Miseráveis’ estréia no Teatro Ipanema
No dia primeiro de janeiro de 2000, o Teatro da Galeria, no Rio de Janeiro, estreava a versão teatral de “OS MISERÁVEIS”, adaptada pelo dramaturgo francês Guy Laforet, numa encenação do diretor brasileiro Paulo Afonso de Lima.
O espetáculo foi assistido por mais de 10.000 espectadores de todo Brasil em apenas cinco meses de apresentação.
Em 2003, a convite de empresários portugueses, Vera Pinheiro e Paulo Afonso de Lima montaram em Portugal, com profissionais portugueses, o mesmo espetáculo que tanto sucesso fez no Rio. Assim,no dia 24 de Abril de 2003, o tradicional Teatro Sá da Bandeira, no Porto, recebeu uma platéia de 1.298 pessoas (super-lotando a casa de espetáculos) que no fim da apresentação estavam visivelmente emocionadas; o elenco ficou quase dez minutos no palco sob aplausos, gritos de “bravo! bravo!” e o comentário unânime era: “Há muito tempo não se via um espetáculo como este no Porto. OS MISERAVEIS ficou em cartaz durante 60 dias, tendo sido sucessivamente aplaudida de pé em Lisboa, Aveiro, Évora e na cidade espanhola de Vigo.
Agora, em comemoração aos 10 anos de sua estréia brasileira, OS MISERÁVEIS volta ao Rio, em setembro no Teatro Ipanema, ocupando o horário nobre, com um elenco de 35 atores, sob a direção de Paulo Afonso de Lima.
A versão que o Teatro Ipanema levará a cena, é a mesma que estreou em Paris em 1979 (antes, portanto do famoso musical), escrita por Guy Laforet, um dramaturgo que se tem especializado em transpor obras literárias para o palco (são suas as adaptações apresentadas na França de “O Morro dos Ventos Uivantes”, além de diversas transposições teatrais dos livros de Melville, Poe e Charles Dickens). Laforet elaborou uma engenhosa concepção para levar ao público sua visão de “OS MISERÁVEIS”: a ação tem inicio no dia 13 de maio de 1968 num teatro de Paris, aonde no dia seguinte OS MISERÁVEIS teria a sua estréia oficial. Acontece que neste mesmo dia, Paris fervia com as hoje famosas manifestações estudantis que marcariam para sempre o século XX. A peça, portanto, utilizando um artifício “Pirandeliano”, constitui o espetáculo dentro do espetáculo, onde os trajes e o momento de 1968 se misturam harmoniosamente com os de 1815, em Paris, durante o período em que se implantava a República e derrubava a Monarquia.
OS MISERÁVEIS é uma super produção que tem quase cem personagens, variadíssimos efeitos especiais e cerca de 200 figurinos de época, acompanhados por aproximadamente 200 adereços (chapéus, sapatos, luvas, etc.) em tudo correspondentes à ambiência das épocas em confronto.
Victor Hugo e a Obra Original
Publicada pela primeira vez em 1862, simultaneamente na França e na Bélgica, Victor Hugo escreveu sua novela, “OS MISERÁVEIS”, após o sucesso estrondoso de “Notre Dame de Paris” (popularizado no cinema como “O Corcunda de Notre Dame”). Nessa época Victor Hugo já era o poeta, dramaturgo e escritor francês mais famoso, inspirado nas complexas questões da vida social, essencial temática do seu trabalho. “OS MISERÁVEIS” conta a saga de Jean Valjean, condenado a 20 anos de trabalhos forçados por ter roubado um simples pedaço de pão. A obra acompanha a trajetória do protagonista a partir do dia em que é posto em liberdade condicional e percorre cerca de quarenta anos da história francesa através dos diversos personagens que se tornaram marco da Literatura Universal, tais como Cosette, Fantine e o Comissário Javert, implacável perseguidor de Valjean no decurso de toda a sua existência . “OS MISERAVEIS” continua a ser um dos livros mais vendidos de todos os tempos, tendo sido inegavelmente popularizado no Século XX, através de diversos tratamentos cinematográficos que recebeu. Victor Hugo morreu no dia 23 de Maio de 1885 e o seu funeral foi acompanhado por cerca de três milhões de pessoas.
Elenco e Equipe de Criação 2010:
SR. THENARDIER – Gualdino Calixto
JEAN VALJEAN – Rafael Bernardino
JAVERT – Altair Rodrigues
ARAUTO – Franco Kuster
MADAME THENARDIER – Angela Valério (Participação Especial)
MADAME GERARD – Lú Gondim
MONSENHOR BENVENU – Abílio Campos
MADAME MAGLOIRE – Yara Brazão
MADEMOSELLE SOPHIE – Clícia Brandão
FANTINE – Luciana Garcia
COSETTE – Priscila Juliano
A PEQUENA COSETTE – Águeda Miranda
JUIZ – Marcelo Felga
PROMOTOR – Alexandre Reis
MARIUS – Bruno Keil
ENJOLRAS – Alan Isidio
GAVROCHE – Alfredo Garcês
PROUVAIRE – Marcelo Sandri
BIBOLET – Ricardo Machado
CHAMATHIEU – Marcelo Sandri
MULHER DE ALDEIA – Cléa Lobo
EPONINE – Luana Caetano
IRMÃ SIMPLICE– Ellysa Movara
NOVIÇA- Erika Dantas
A CIGANA – Denise Almeida
ATRIZ DO THEATRE ROYAL- Raquel Sullavan
ATRIZ DO THEATRE ROYAL- Carolina Vilar
ATRIZ DO THEATRE ROYAL- Francina Tenuta
ATRIZ DO THEATRE ROYAL- Virgínia Bracelli
OS REVOLUCIONÁRIOS:
ENJOLRAS – Alan Isidio
PROUVAIRE – Marcelo Sandri
GRANTAIRE- Ricardo Machado
CORO DOS MISERÁVEIS:
Abilio Campos / Bárbara Reis / Cléa Lobo / Clícia Brandão/ Érika Dantas / Francina Tenuta / Lú Gondim / Marcelo Felga / Carolina Vilar / Virgínia Bracelli / Raquel Sullavan
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL ( VOZ EM OFF ): CLAUDIO GONZAGA
TEXTO: GUY LAFORET
TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO, CENARIO E DIREÇÃO GERAL: PAULO AFONSO DE LIMA.
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: VERA PINHEIRO
Assistente de direção: Lú Gondim
Figurino: Vera Pinheiro
Assessoria de imprensa: André Romano
Iluminação: Ericeira Junior
Equipe de Produção: Clícia Brandão, Lú Gondim, Raquel Sullavan e Luciana Garcia
Tratamento especial dos figurinos e Direção de Arte: Luciana Garcia
Serviço:
‘OS MISERÁVEIS’
Local: Teatro Ipanema
Endereço: Rua Prudente de Morais, 824
Temporada: 03 de setembro a 31 de outubro
Horário: Sextas e Domingos às 20:00 – Sábados às 21:30
Ingressos: R$ 50,00 e R$ 25,00(Meia)
Telefone: 2523-9794
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- Dicas, Fim de semana, Teatro