Um jeito de ver o Mundo….

Ilha da Utopia – A Tempestade

13 jan 2011

Peça infantil, sobre a preservação da natureza, no Teatro Ipanema

Montagem inspirada em obra de Shakespeare
conta com a presença de bailarinos do Theatro Municipal

Ilha da Utopia – A Tempestade, espetáculo infantil escrito por Girassol San Martim e dirigido por Marcus Jardym, estreou dia 8 de janeiro no Teatro Ipanema. Livremente inspirado em “A Tempestade”, de William Shakespeare, o texto trata de questões atuais como a importância da preservação da natureza, a problemática da poluição e da extinção dos animais. Para criar a atmosfera fantástica de Utopia, bailarinos dançam e brincam com panos, cordas e outros objetos. Mar, céu, terra, entre outros, ganham, então, criativas formas de representação, dentro do clima lúdico e mágico da Ilha de Utopia.

O espetáculo conta a história de Miranda (Girassol San Martim), filha de Próspero (Marcelo Moreira). Após um naufrágio, os dois vão parar em uma ilha encantada e mágica, chamada Utopia. O lugar é protegido por seres fantásticos, responsáveis por manter a natureza preservada e o meio-ambiente em equilíbrio. Após crescer e aprender os ensinamentos de Utopia, cabe a Miranda enfrentar as aventuras e responsabilidades que o destino lhe reserva.

A preservação do meio-ambiente é, inclusive, um dos grandes destaques do espetáculo. “A peça mostra às crianças o prazer, a diversão e a beleza que a natureza pode nos oferecer. Na situação em que estamos, é muito importante que a próxima geração crie uma consciência ecológica para alcançarmos o desenvolvimento sustentável que tanto buscamos”, revela Girassol San Martim, autora, protagonista e produtora da peça. Na história, Miranda aprende lições de ecologia e soluções para os problemas ambientais, incentivando as crianças para que façam o mesmo no seu dia-a-dia.

Ainda segundo a atriz, outro ponto alto da montagem é o universo mágico criado pelas coreografias de Camille Almeida para o espetáculo. “O jogo de cores, formas e luzes da montagem passam exatamente a sensação de encantamento que Utopia deve ter”, revela a Girassol. No espetáculo, bailarinos do corpo de baile do Theatro Municipal dançam ao lado de jovens de cerca de 18 anos provenientes do projeto social Solar Meninos de Luz, realizado nas comunidades do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho. “É uma oportunidade não só de aprendizado para esses jovens dançarinos, mas também uma chance de trabalhar naquilo que desenvolvem nas oficinas, palestras e cursos oferecidos pelo projeto”, explica a produtora. A ONG Solar Meninos de Luz, coordenada por Iolanda Maltaroli, foi fundada em 1991 e ajuda mais de quatro mil pessoas oferecendo educação e atividades complementares de esporte e cultura para as comunidades beneficiadas.

Ilha da Utopia – A Tempestade estreou dia o8 de janeiro e ficará em cartaz até o dia 27 de fevereiro, aos sábados e domingos, às 17h, no Teatro Ipanema (Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema). Telefone para mais informações: 2523-9794. O ingresso custa R$30. Classificação etária livre.

Ficha Técnica:

Autor: Girassol San Martim
Direção e cenografia: Marcus Jardym
Co-direção: Linn Jardim
Elenco:
– Girassol San Martim
– Camilla Santannioni
– Hugo Barrylari
– Jayme Avelar
– Manoel Pimenta
– Marcelo Moreira
– Pablo Soares
Bailarinos:
– David Rodrigues
– Claudio Vieira
– Diogo Vegas
Coreógrafa: Camille Almeida
Produção Muscial: André Imperial
Produção: Girassol San Martim e Camille Almeida
Iluminação: Dum Marino
Preparador vocal: Ana Carolina Cravo
Figurinista: Allan Rodrigues e Girassol San Martim
Assessoria de Comunicação: Mariana Benjamin

Serviço:

Peça infantil: Ilha da Utopia – A Tempestade
Período: 08 de janeiro a 27 de fevereiro de 2011
Local: Teatro Ipanema (Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema)
Horário: Sábados e domingos às 17h
Classificação etária: Livre


Sugerimos telefonar para o teatro e confirmar a programação e preço pois os mesmos podem ser alterados sem informação prévia.

Postado por:
Categorias:
Dicas, Fim de semana, Teatro