Um jeito de ver o Mundo….

CONOTEL 2010 – Programa de Qualificação para o Pequeno Meio de Hospedagem

21 ago 2010

Nesta plenária foi apresentado pelo o Consultor Marcelo Safadi o programa de qualificação para o pmh (pequeno meio de hospedagem). O seu objetivo é a capacitação do mico e pequenos empresários, associados ou não a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), por meio da otimização e disseminação de ferramentas e soluções de gestão empresarial (modernização empresarial, meios de hospedagem na gestão dos destinos, inovação eficácia empresarial, qualificação dos pmh) para aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de até 50 apartamentos (micro empreendimento) no período de 2009 até 2012 fortalecendo assim as entidades proponentes, a ABIH e o IBH (Instituto Brasileiro de Hospedagem), e seu beneficiados (fortalecimento institucional da ABIH distribuição e divulgação dos produtos ofertados ). Envolvimento empresarial e institucional.

São eixos estratégicos do projeto atingir 32 destinos brasileiros por meio de eventos e ações de comunicação na busca da sustentabilidade e da competitividade, reutilizar os materiais já produzidos, mobilizar e ampliar as entidades locais e fortalecer a competitividade e a sustentabilidade. Os vetores estratégicos são: o fortalecimento da ABIH > fortalecimento a colaboração > ampliara da base de associados da ABIH > apresentar os SEBRAE como parceiros dos empresários, pois muitos ainda não conhecem os seus serviços e orientações.

As referencias conceituais são a copa do mundo 2014, turismo sustentável (dotar de uma comportamento e tecnologias sustentáveis as empresas), empreendedor individual (solução dos contratados temporários ou de serviços intermitentes), estudo de competitividade inteligência competitiva (dotar as empresas de um comportamento competitivo) e central de negócios SEBRAE ( estimular a cooperação na compra e venda de serviços e produtos).

O conteúdo do projeto aborda a gestão competitiva e sustentável, central de negócios, empreendedor individual, plano de marketing, inteligência competitiva (aprender a olhar os resultados), ranking competitividade e sustentabilidade (a idéia é criar um para cada cidade brasileira para gerar um indicador e depois avaliar o seu negócio dentro do Brasil) e bolsa de oportunidades de compras federais.

As etapas do projeto estão dividas em: Sensibilização como gestores e pesquisa > mobilização de gestores e empresários > apresentação do projeto do conotel > preparação de material didático > realização das oficinas nos destinos > qualificação e monitoramento a distancia > fechamento do projeto no conotel 2011 (Tem a idéia de gerar um selo para receber no final de tudo isso).

Algumas informações numéricas do projeto é que haverá (estimativa) 12 seminários, 32 oficinas de capacitação (presenciais e a distancia – no portal da ABIH haverá uma biblioteca virtual), 1280 pessoas nos cursos, 20 entidades locais qualificadas e 1200 hotéis avaliados.

Marcelo Safadi falou algumas observações durante a palestra como que a hotelaria sempre trás dinheiro novo para o local, dinheiro de uma outra cidade, de outro país e que também colocou que o turismo no Brasil ainda é um turismo embrionário!

Foram apresentados dois vídeos Stand By Me | Playing For Change | Song Around the World (http://www.youtube.com/watch?v=Us-TVg40ExM) e Lições de liderança com um dançarino (http://www.youtube.com/watch?v=52Wm9K4EIKU ) para incentivar que eles sejam os primeiros seguidores da ABIH, embora hoje eles não tenham muitos seguidores, como mostra no vídeo se um começar futuramente todos quererão seguir a eles. Uma das colaborações pedidas foi preencher uma ficha e a divulgação do blog http://abihbrasil.blogspot.com/.

Tudo isso para que se tenha sustentabilidade, competitividade e qualidade no pequeno meo de hospedagem!

Consultor Marcelo Safadi – Programa de Qualificação para o PMH 18/08/2010 11h as 13h – SL 4

Stand By Me | Playing For Change | Song Around the World

Lições de liderança com um dançarino

Postado por:
Categorias:
CONOTEL, Dicas, Evento, Investimento, Turismo