Um jeito de ver o Mundo….

CONOTEL 2010 – Perspectivas, projetos e oportunidades de investimentos

20 ago 2010

A primeira parte da tarde iniciou-se com a palestra “Lideranças no Setor Discutem Perspectivas” mediado por Alceu Vezozzo Filho (Bourbon). A mesa que contou com executivos da Resorts Brasil, Rede Accor, Orient Express, Four Seasons e JLLS Hotels, discutiu o perfil atual da rede hoteleira e, sobretudo, o segmento de resorts e as perspectivas deste nicho no Brasil.

Os palestrantes apontaram para o desafio do turismo que o Brasil vem enfrentando que é a, cada vez maior, opção dos brasileiros pelos roteiros internacionais em detrimento do abandono dos roteiros nacionais. Sem contar, a política cambial que torna dispendiosos os roteiros brasileiros para estrangeiros. Sendo assim, o setor turístico tem suas atividades no Brasil engessadas. Informação que complementa as primeiras palestras do dia que destacaram a política cambial como um fator de desafio que, segundo Alceu Vezozzo, pode ser superado pela estimulação do público interno brasileiro através de políticas de marketing e valorização dos serviços turísticos.

Posteriormente, tivemos a última palestra do Congresso “Grandes Projetos e as suas Oportunidades de Investimentos”
Foram discutidos os mais importantes projetos para o Brasil vislumbrando o aprimoramento dos serviços para o setor business. Alguns projetos foram apresentados que serão de suma importância para entrada e circulação de empresários no Brasil.

Luciano Paixão da Infraero falou do projeto previsto para os aeroportos brasileiros que vai além da revitalização da estrutura física. A partir de Setembro será aberta a licitação para a construção de hotel nas regiões do entorno dos aeroportos de Brasília e do Galeão. A proposta e um hotel focado em “hospedagem não turística”, segundo suas palavras. Afinal, o movimento de passageiros usuários do transporte aéreo tem aumentado significativamente. Em nove anos (2000 a 2009) o fluxo de pessoas aumentou 87%.

Com a conquista dos Jogos Olímpicos de 2016 foi criado a agência Rio Negócios com o objetivo de promover e captar investimentos para o Rio de Janeiro. Seu representante Marcelo Haddad destacou o projeto Porto Maravilha que visa a revitalização da Zona Portuária, atraindo e incentivando empreendimentos business para a cidade.

Frederico Costa, representante do Ministério do Turismo, destacou o interesse de empresas estrangeiras de investirem no Brasil. Algumas que já contrataram consultorias especializadas para pesquisar tudo sobre o nosso país para assim confirmar que vale a pena o investimento em nosso país.

Internautas que acompanharam o Congresso via Internet puderam encaminhar perguntas para serem respondidas pelos palestrantes. Uma das questões levantadas por um dos internautas foi o custo das viagens turísticas que muitas vezes, segundo ele,  apresentam custos elevados. Foi sugerido pelos palestrantes que se programar e planejar com antecedência é fundamental para negociar preços e boas condições para pagamento, e assim, usufruir um roteiro turístico legal.

Terminada esta palestra deu-se encerrada o 52º CONOTEL. Certamente, temos grandes oportunidades, empreendedores interessados, mão de obra disposta a se qualificar, vocação natural do país para o turismo e, sobretudo, vontade de tornar o Brasil cada vez mais atrativo para negócios e entretenimento.

Acompanhe as mais recentes notícias sobre o setor hoteleiro brasileiro pelo site www.conotel.com.br e pelo blog www.blogconotel.com.br .

Postado por:
Categorias:
CONOTEL, Dicas, Evento, Investimento, Turismo