Um jeito de ver o Mundo….

CONOTEL 2010 – Os desafios de investimentos no setor hoteleiro

20 ago 2010

A primeira palestra(19/08) “Hotelaria no Brasil e no mundo” contou com a participação dos diretores da HVS Londres e HVS Brasil, Russel Kett e Diogo Canteras, respectivamente. Os Diretores falaram sobre as tendências do setor hoteleiro nos dois referidos países e no mundo. Embora o Brasil apresente um grande potencial, segundo eles, encontra-se em uma posição ainda tímida em relação a países como França e Espanha no diz respeito ao número de entradas de turistas no país.

Observa-se de forma interessante que o Oriente Médio vem crescendo no setor turístico mais até que a Europa nos últimos três anos. Russel Kett destaca as previsões para o setor no Brasil que não são muito animadoras, diz que estamos tendo um “crescimento negativo”, contudo, acredita que podemos e devemos reverter este quadro.

Segundo Diogo Canteras, a HVS Brasil e a FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) produziram um estudo com as previsões turísticas para o Brasil até 2015, estudo esse que tem o objetivo de demonstrar como está e como deverá crescer o setor no país, segundo pesquisas que medem a oferta e a demanda atual, bem como, a oferta e a demanda até 2015.

Esse estudo prevê para a cidade do Rio de Janeiro um crescimento da média de ocupação anual de até 85% e um aumento de 13% no número de quartos disponíveis para turismo o que, para Canteras, demonstra uma boa oportunidade para melhorar nossos serviços. A intenção é promover este estudo anualmente e revisá-lo a cada 6 meses.

Em seguida, houve a palestra “Desafios para a Construção de Hotéis” que discutiu os investimentos, os desafios e as perspectivas para a construção de hotéis no Brasil, sobretudo, quando se tem 2 eventos de grande porte previstos para acontecer no país como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Os palestrantes Ricardo Dunin (Flager Group), Hugo Marques da Rosa (Método Engenharia), Luiz Laurent Bloch (Secretário Municipal de Urbanização da cidade de São Paulo), Marcos Dubeux (Moura Dubeux) e Maurício Bernadino (ABIH – SP) apontaram os principais desafios hoje na construção de hotéis. Os mais discutidos por eles foram: custo dos terrenos e a política imobiliária, falta de planejamento estruturado para o setor, falta de investimentos de empresas públicas e privadas e a política cambial.

Finalizando a primeira parte das atividades de hoje aconteceu a palestra “Estratégias de Funding para Hotéis” composta pela mesa formada por Alexandre Chade (Ascet Investimentos), Luciane Fernandes (BNDES), Pieter Vader (BHG) e Romeu Pasquantonio (Brazilian Finance & Real Estate).

Hoje, a principal instituição de financiamento para construção de hotéis no Brasil é o BNDES. Luciane Fernades fez uma breve apresentação do BNDES e suas ações em favor do micro, pequeno e médio empresário do setor hoteleiro no país. Em 2009 foram investidos por esta instituição pública uma média de R$ 10 milhões no Turismo. Contudo, em 2010 criou-se o PROCOPA TURISMO um programa do BNDES que está investindo no financiamento para construção, reforma, ampliação e modernização de hotéis no Brasil. Este programa foi criado prevendo a necessidade de crescimento do setor para a Copa do Mundo de 2014. Outra iniciativa desta instituição é o Cartão BNDES que financia a qualificação de prestadores de serviço no setor de hotelaria e turismo.

Os demais palestrantes destacaram a importância dos financiamentos do BNDES, mas criticaram a falta de maiores investimentos por parte de empresas privadas e públicas para a construção de hotéis, já que este é um investimento à longo prazo.

Postado por:
Categorias:
CONOTEL, Dicas, Evento, Investimento, Turismo