Um jeito de ver o Mundo….

Hoje inicia o 52º CONOTEL

17 ago 2010

O Brasil é um país exuberante em sua riqueza cultural e diversidade natural. Dentro de um mesmo território há paisagens tão surpreendentes, e antagônicas em si mesmo, capazes de capturar até mesmo os “gostos” mais apurados que chegam para uma visita em nosso território… Beleza que deixa qualquer turista com vontade de ficar conosco… Somado ainda a esta maravilhosa “dádiva” podemos destacar o jeito descontraído e comunicativo do povo brasileiro que ainda conserva sua hospitalidade esbanjando sorrisos e atitudes para fazer o turista se sentir em casa, parte de nossa gente.

Refletir sobre o Turismo e Hotelaria dentro de uma perspectiva sustentável será o objetivo do 52° CONOTEL (Congresso Nacional de Hotelaria) com o tema “Brasil: A Bola da Vez” e foco “Sustentabilidade Negocial da Hotelaria Brasileira”, visando discutir ações para a melhoria do setor já com vistas a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016.

Antes da abertura oficial do Conotel 2010 foi concedida uma Coletiva de Impressa com a presença dos representantes do Sabrae, FOHB e ABIH. O foco desta coletiva foi apresentar o Convênio de Qualificação dos Pequenos Meios de Hospedagem de “olho” nos eventos que vão movimentar o Brasil e consequentemente o Rio de Janeiro a partir dos próximos 4 anos além de esclarecer perguntas específicas dos jornalistas presentes.

O objetivo principal deste Convênio é profissionalizar os Meios Médios de Hospedagem qualificando o negócio do pequeno e médio empresário (que hoje representa cerca de 70% da rede hoteleira) e as pessoas que estão inseridas neste segmento. Assim teremos uma Rede Hoteleira Brasileira cada vez mais estruturada e qualificada para receber os participantes de qualquer evento além de gerar ainda mais empregos.

É importante lembrar que um País que tenha uma Rede Hoteleira estruturada podemos também mostrar para o Mundo Inteiro que podemos fazer parte das cidades turísticas mais visitadas no mundo conquistando cada vez mais credibilidade e confiabilidade mundial.

O Sebrae em parceria com a ABIH vai ajudar a estender este Convênio para o maior número possível dos pequenos e médios empresários. Os desafios são:

– Encontrar parceiros fortes para contribuir com o desenvolvimento da Rede Hoteleira Brasileira;
– Incorporar os empreendedores individuais incentivando a adesão destes empresários ao convênio e a inserção do CNPJ do hotel para conseguir investimentos específicos; e
– Implantar a Certificação da eficiência da gestão dos meios de hospedagem.

A seleção dos empreendedores será feita pelo Sebrae e pelo ABIH local e será avaliado o grau de competitividade destes estabelecimentos.

Com o Programa de Desenvolvimento, cujo nome oficial está em definição, o empreendedor terá uma formação e orientação continuada. Será disponibilizado também uma Biblioteca Técnica onde o ficará disponível conteúdos como orientação bancária e empreendedora.

O desafio é investir, orientar, treinar e profissionalizar cada vez.

O Visão Carioca participará do evento nestes três dias e você poderá acompanhar as novidades em nosso site e em nosso Twitter. Não perca!

Postado por:
Categorias:
CONOTEL, Dicas, Evento, Turismo