Um jeito de ver o Mundo….

Rio de Janeiro recebe Exposição Pulmão Gigante

15 mai 2010

Pneumologistas do Rio de Janeiro levam população
a tour pelo interior de um pulmão gigante

Instalação chega ao Rio de Janeiro e ainda passará por diversas capitais até 20 de novembro, como parte das comemorações do Ano do Pulmão

Entre os dias 27 e 30 de maio de 2010, um pulmão gigante será a grande atração do Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro. O inflável de 190 m2 reproduz o pulmão humano, permitindo que o público entre pela traqueia e conheça todas as particularidades do órgão e os principais problemas que o atingem.

A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e faz parte do projeto do Ano do Pulmão 2010, ação conjunta de sociedades médicas de doenças respiratórias de diversas partes do mundo.

Em sete compartimentos do pulmão gigante, dotados de cartazes e monitores, os visitantes assistirão a vídeos e receberão informações sobre doenças como tuberculose, asma, DPOC, câncer, tabagismo e pneumonia.

Cada parte do inflável simboliza estas doenças, oferecendo o máximo de realidade para orientação das pessoas. Os compartimentos são interligados entre si e produzidos em material translúcido, com ventilação natural.

“Queremos oferecer à população informações sobre as características de todos estes males que atingem a saúde respiratória, abordando os principais fatores de risco, prevenção, detecção e a importância do início precoce do tratamento, qualquer que seja a patologia, de maneira lúdica, de modo a chamar a atenção e conscientizar desde as crianças até os mais experientes”, afirma a dra. Jussara Fiterman, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Um setor de extrema importância no Pulmão Gigante, ressalta a pneumologista, será sobre o tabagismo. “Lá os visitantes terão informações sobre a relação do tabagismo, tanto ativo como passivo, com as principais doenças respiratórias, e especialmente com o câncer de pulmão”.

Dicas e outras informações serão transmitidas no intuito de auxiliar aqueles que desejam abandonar o vício, ou auxiliar amigos e familiares nesta dura batalha.

As visitas

As visitas ao Pulmão Gigante no Rio de Janeiro serão gratuitas. Divididos em grupos, os visitantes entrarão no pulmão em visitas monitoradas por médicos e fisioterapeutas, que comentarão os vídeos em seu interior e também as particularidades de cada uma das sete sessões em seu interior.

Logo após a entrada, pela traqueia, o visitante passará pelas salas da tuberculose, asma, DPOC e doença intersticial. Após atravessar um túnel de acesso, o visitante chega ao segundo pulmão, no qual receberá informações nas salas de câncer, pneumonia e tabagismo.


Exposição Pulmão Gigante

Data: de 27 a 30 de maio
Dias 27 e 28 – 10h até 17h
Dias 29 e 30 -15h até 19h
Local: Planetário da Gávea
Endereço: Rua Vice-governador Rubens Bernardo, 100, Gávea, RJ.
Informações: 0800 61 62 18
Site: www.sbpt.org.br
Entrada Gratuita

  • Pingback: Tweets that mention Rio de Janeiro recebe Exposição Pulmão Gigante | Visão Carioca -- Topsy.com()

  • Hélio Shiino
    Muito bem bolado esta exposição “Pulmão Gigante”. Apesar de não ter tido tempo para prestigiar, me fez lembrar da exposição “Corpo Humano: Real e Fascinante” que ocorreu em set/out de 2008 , no Museu Histórico Nacional. http://visaocarioca.com.br/?p=714

    Este tipo de abordagem é muito importante para que as pessoas saibam como estamos tratando (ou maltratando) o interior do nosso corpo humano. Achamos que não é nada pois não conseguimos imaginar a complexidade de seu funcionamento.

    Da mesma forma como esta iniciativa está sendo feita por profissionais da área pneumológica, sugiro que profissionais das demais outras áreas médicas também tomem a mesma iniciativa em suas respectivas áreas de atuação.