Um jeito de ver o Mundo….

Mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito dedica o Mês de Outubro às Crianças

04 out 2009

Nos cinco sábados do mês em que o CCBB Rio de Janeiro comemora 20 anos serão exibidos filmes voltados para o público infantil

MOSTRA CINEMA NACIONAL LEGENDADO & AUDIODESCRITOHá cinco anos em cartaz no CCBB Rio de Janeiro, a mostra Cinema Nacional Legendado & Audodescrito está sempre buscando ampliar seu público. Neste mês de outubro, dedica atenção especial ao público infantil, a fim de conquistar novos amantes para a sétima arte. Serão programados “Castelo Rá-Tim-Bum”, “Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida” e “Menino Maluquinho 2”. As sessões acontecem sempre aos sábados, às 14h, com entrada gratuita.

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, que este mês comemora 20 anos,  abriga a mostra Cinema Nacional Legendado desde 2004 e, há dois anos, estendeu seu público aos portadores de deficiência visual, com o equipamento de sua sala de cinema com 40 fones sem fio adaptados à tecnologia avançada, que descreve as cenas dos filmes para quem não pode ver o cenário, figurinos, expressões etc. Em outubro, porém, apenas o filme “Castelo Rá-Tim-Bum” contará com audiodescrição, que será exibido nos dias 3 e 17. Nos dias 10 e 24, será exibido “Xuxa e o Tesouro da Cidade Partida” e, no dia 31, “Menino Maluquinho 2”, ambos apenas com legenda oculta.

Esta é uma iniciativa da fonoaudióloga Helena Dale, em parceria com a ARPEF (Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica) e com o Centro de Produção de Legendas (CPL). Em outubro, a mostra estará em cartaz também no CCBB São Paulo.


PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO DE 2009

CASTELO RÁ-TIM-BUM – dias 3 e 17 – legenda oculta (closed caption) e audiodescrição
Ano: 2000
Gênero: Infantil
Classificação: Livre
Duração: 108 minutos
Direção: Cao Hamburger
Distribuidora: Columbia TriStar Pictures do Brasil

SINOPSE
Uma grande cidade é tão mágica que concilia arranhas-céu, postos de gasolina e avenidas largas com bruxas, magos e feiticeiros, guardando a história de um menino aprendiz de feiticeiro de 300 anos, que quer salvar o seu Castelo Rá-Tim-Bum.


XUXA E O TESOURO DA CIDADE PERDIDA
– dias 10 e 24 – legenda oculta (closed caption)
Ano: 2004
Gênero: Infantil
Classificação: Livre
Duração: 84 minutos
Direção: Moacyr Góes
Distribuidora: Diler & Associados

SINOPSE
Bárbara (Xuxa) é uma bióloga tímida que vive em Beirada D’Oeste, uma cidade próxima à floresta amazônica. Juntamente com dois irmãos, Riacho (Peter Brandão) e Manhã (Bruna Marquezine), ela parte em busca de Igdrasil, uma lendária cidade subterrânea que seria povoada por descendentes de vikings que atravessaram o oceano Atlântico e se aventuraram pelo rio Amazonas. Juntos eles enfrentam perigos e situações arriscadas.


MENINO MALUQUINHO 2 – A AVENTURA
– dia 31 – legenda oculta (closed caption)
Ano: 1999
Gênero: Infantil
Classificação: Livre
Duração: 92 minutos
Direção: Fernando Meirells e Fabrizia Pinto
Distribuidora: Grupo Novo de Cinema e TV

SINOPSE
Maluquinho (Samuel Costa) vai passar as férias de julho com o vovô Tonico (Stênio Garcia) e com seus amigos tentará ajudar o avô a conseguir verba para as comemorações do centenário da cidade, já que o prefeito Costa (Nélson Dantas) quer demonstrar força e poder e se recusa em liberar o dinheiro. Paralelamente as crianças fazem amizade com uma entidade, o Tatá-mirim (Antônio Pedro), que se assemelha a uma labareda. Porém, surge outra entidade para levá-lo para o centro da terra, antes que ele fique muito fraco e se apague para sempre.


SERVIÇO:


MOSTRA CINEMA NACIONAL LEGENDADO E AUDIODESCRITO

Local: CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – 1º andar – Centro
Sábados, às 14h.
Entrada Franca – Distribuição de senhas – 1 hora antes da sessão.
Informações: (21) 3808-2020.

Postado por:
Categorias:
Cinema, Dicas, Fim de semana