Um jeito de ver o Mundo….

Mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito

16 nov 2010

No CCBB Rio De Janeiro Um Final De Semana por Mês Até Dezembro de 2011

As novidades da temporada são transporte gratuito até o CCBB a partir de instituições parceiras, resumo do filme antes da exibição e oficinas culturais no final

A mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito retorna agora, em novembro, à sala de cinema do CCBB do Rio de Janeiro para mais uma edição, que se estenderá até dezembro de 2011.  A nova temporada traz algumas novidades.  A exibição acontecerá apenas um final de semana por mês e todos os filmes serão exibidos com legenda oculta e audiodescrição.  Além disso, haverá transporte gratuito até o Centro Cultural, passando a cada mês por uma instituição para cegos e outra para surdos. Para este mês, está programado o filme “Salve Geral”, de Sérgio Rezende, nos dias 27 e 28 de novembro (sábado e domingo), às 16h, com entrada gratuita. Entre os filmes que serão exibidos ao longo de 2011 estão “Chico Xavier”, “Bem Amado”, “Sonhos Roubados”, “5 x Favela”, “Quincas Berro D’Água” e “Tropa de Elite 2”.

Em seu sexto ano de programação, sendo três deles com audiodescrição, a Mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito traz ainda outras novidades aos sábados: resumo do filme antes da exibição e oficinas culturais no final. Neste primeiro final de semana, o produtor Joaquim Vaz de Carvalho já confirmou presença na sala de cinema do CCBB Rio. Neste mês de novembro, o ônibus sairá às 15h da sede da Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica (ARPEF), em Botafogo.

Segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000, cerca de 24,5 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, entre os quais 16,6 milhões de portadores de deficiência visual (9,8% da população) e 5,7 milhões de portadores de deficiência auditiva (3,4% da população).  No município do Rio de Janeiro, o Censo 2000 encontrou 828,4 mil portadores de pelos menos uma deficiência, que representavam 14,1% da população carioca, sendo 519,4 mil com deficiência visual (8,9%) e 190 mil com deficiência auditiva (3,2%).

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro abriga o Cinema Nacional Legendado desde 2004, com exibição dos filmes em sistema closed caption.  Há três anos, a mostra estendeu seu público aos portadores de deficiência visual, graças ao equipamento da sala de cinema com 40 fones sem fio adaptados à tecnologia avançada de audiodescrição, que descreve as cenas dos filmes para quem não pode ver o cenário, figurinos, expressões etc.

A mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito é uma iniciativa da fonoaudióloga Helena Dale, em parceria com a ARPEF e com o Centro de Produção de Legendas (CPL). Ao longo dos anos, a fonoaudióloga vem lutando para melhorar a acessibilidade dos deficientes auditivos à cultura. Em busca de um tratamento ideal pra seu filho Alexandre, que ficou surdo aos 10 meses de idade, Helena também criou o Centro de Produção de Legenda, responsável pela legenda oculta dos filmes nacionais exibidos na mostra CNL&A, no CCBB-RJ, e nos filmes da Rede Globo. A partir do desejo de alguns alunos em assitir filmes nacionais com legendas especiais para deficientes auditivos, Helena criou o projeto, que depois se estendeu aos portadores visuais.  Hoje, o filho Alexandre, acompanha Helena em sua luta. Ele foi um dos dois únicos representantes brasileiros nas Olímpiadas para surdos, que aconteceu em janeiro de 2005, na Aústrália, e desde então vem acompanhando a mãe no Festival de Gramado, pedindo mais filmes para surdos e participando da campanha que tem chamado a atenção de diretores e artistas do evento para o tema.

“Salve Geral” (2009)
Dias 27 e 28 de novembro
Exibições com legenda oculta (closed caption) e audiodescrição
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Duração: 120 minutos
Direção: Sérgio Rezende
Distribuição: Sony Pictures / Downtown Filmes

SINOPSE

Lúcia (Andréa Beltrão) é uma viúva de classe média que sonha em tirar o filho Rafael (Lee Thalor), de 18 anos, da prisão. Em suas visitas à penitenciária, ela conhece Ruiva (Denise Weinberg), advogada do Professor (Bruno Perillo), líder do Comando. As duas ficam amigas e logo Lúcia é usada em missões ligadas à organização criminosa. Precisando de dinheiro, ela aceita realizar tarefas. Quando o governo decide transferir, de uma só vez, centenas de presos para penitenciárias de segurança máxima no interior do estado, o Comando envia a ordem para que seus integrantes realizem uma série de ataques em pleno Dia das Mães, deixando a cidade de São Paulo sitiada.

Serviço:

CINEMA NACIONAL LEGENDADO E AUDIODESCRITO
Local: CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – 1º andar – Centro – Rio de Janeiro.
Data: 27 e 28 de novembro, sábado e domingo, às 16 horas
Um Final De Semana por Mês Até Dezembro de 2011
Entrada Franca – Distribuição de senhas – 1 hora antes da sessão
Informações: 3808-2020

TRANSPORTE GRATUITO PARA O CCBB
Saída às 15h da sede da ARPEF (rua Dezenove de Fevereiro, 163 – Botafogo)

Postado por:
Categorias:
Cinema, Dicas, Fim de semana