Um jeito de ver o Mundo….

Espetáculo de Cordel em comemoração ao dia das crianças

09 out 2009

CordelO Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, equipamento da Prefeitura do Rio, e a Companhia Teatro em Cordel realizam parceria para apresentação de espetáculo em comemoração ao Dia da criança. O espetáculo será realizado na área externa do Parque, nas proximidades de uma das vistas mais privilegiadas da cidade maravilhosa. Serão contadas duas histórias explorando o universo lúdico e folclórico da nossa autêntica cultura popular : “Uma Lenda do Pau Brasil” e “De volta à festa no céu”

Sinopses
O Cordelista pernambucano Edmilson Santini, conta através da cultura do Cordel, histórias para encantar o universo da criança.

Uma lenda do Pau Brasil :

A História se passa na ALDEIA XINGUAÇU, onde o TATU, alimento principal dos índios, acaba em poder do branco recém-chegado, que se propõe a devolver (o tatu) em troca de casamento com a mais bela índia da Aldeia. Valendo-se da magia, o cacique Touro Amuado lhe manda uma índia esculpida em madeira.  Tocada pelo Branco, lhe sai tinta do Pau-Brasil. Surpreso, o branco testemunha um ato mágico da miscigenação (mistura de raças) que então se faz presente, salvando o Tatu, que sobe do fundo das águas, agarrado ao lombo do Cururu.

De volta à festa no céu :

Após se esborrachar no chão, ao cair de A FESTA NO CÉU, o Sapo é logo costurado pela mão de Nossa Senhora e ao céu retorna voando. Leva uma carta, que Deus assina, decretando que a FESTA NO CÉU será permanente. De volta à Terra, o Sapo, dessa vez,  aterrissa na Floresta Encantada da Cultura Popular, cantando.

Ficha técnica :
Autoria, narração, canto, encenação: Edmilson Santini
Direção: Cláudio Mendes
Figurinos e adereços : Teatro em Cordel
Assessoria de imprensa e produção : Gregório Tavares

Apresentação dia 12 de Outubro

Será realizada uma única apresentação gratuita, na área externa do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, às 15 horas, no dia 12 de Outubro de 2009. Em caso de chuva, o espetáculo será tranferido para o auditório do local.

O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas fica na Rua Murtinho Nobre, 169, em Santa Teresa.
Informações pelo telefone: 2252.1039.
Lotação: 100 lugares gratuitos.
Classificação: Livre

Postado por:
Categorias:
Dicas, Fim de semana, Teatro