Um jeito de ver o Mundo….

Shopping Via Brasil em Irajá

22 jan 2009

Início das Obras do Shopping Via Brasil

Os moradores da região de Irajá, Vista Alegre, Vila da Penha e Cordovil estão ansiosos pela construção do Shopping Via Brasil, na Rua Itapera – Bairro Araújo. Segundo a construtora ECIA Irmãos Araújo Engenharia e Comércio S.A., o shopping ficará pronto em 2010.

Ocupando uma área de 150 mil m²,  o Via Brasil Shopping contará com 300 lojas, seis salas de cinema, teatro, espaço para lazer com boliche e play. O estacionamento terá capacidade para 2.850 veículos.

Durante as obras, o empreendimento vai empregar cerca de 1.200 pessoas. Na fase de funcionamento acredita-se que mais 2.500 empregos serão oferecidos em lojas, restaurantes, na área administrativa e nos setores de segurança e limpeza.

“Sempre enxergamos um grande potencial na região de Irajá, não só por conta da sua localização, mas também por entender que é muito carente de comércio, lazer e infra-estrutura. A construção do Via Brasil Shopping é um projeto com o qual vínhamos sonhando há algum tempo e que agora temos a oportunidade de realizar. Finalmente, os moradores da região poderão contar com um shopping com bom mix de lojas e ótimas opções de gastronomia e lazer”, diz Fernando Araújo, diretor da Ecia Irmãos Araújo.

Torcemos para que este novo empreendimento realmente amplie a oferta de empregos e  serviços para a região, bem como a divulgação e incentivo à Cultura e entretenimento. E assim aguardamos a valorização do bairro através do aumento da qualidade de vida dos moradores.

A seguir, fotos exclusivas das obras do Via Brasil Shopping.

Setembro 2008

Janeiro 2009

  • cristiane
    só espero a consiencia do SENHOR RICARDO sobre nós moradores que temos as casas feitas a 18 anos com as janelas viradas para os fundo do shopping sejam revistas e justas.,pois nós moradores tivemos o azar de poucas instrução sobre obra.e não temos condições financeira para comprar materias e pagar pedreiro p/ mudarmos toda a instrutura da casa,pois infelizmente a ventilação de nossa casa no momento,depende das janelas.a não ser que aja essa obra p/mudarmos tudo,que no momento infelizmente está fora de minha condição financeira
    atenciozamente:o morador
  • Rosemari Vazquez
    Gostaria de endossar o comentário da moradora Cristiane. Numa manhã a nossa parlamentar Rosa Fernandes reuniu os moradores, como porta-voz da Ecia, p/ que assinássemos a retirada das janelas. Ora, os Srs. devem concordar que nem todo mundo dispõe de espaço p/ redirecionar a ventilação e iluminação dos cômodos, além de dinheiro, de um dia p/ o outro…Eu e alguns moradores não assinaram o termo, ao que foi prometida a presença do dono ou representante do proprietário – à tarde, e não ela… Esperamos a tarde inteira e no dia seguinte já estavam levantando o Muro de Berlim. Às vezes olho p/ o calendário e me pergunto se passamos mesmo de 2000…O dono deve lembrar de mim. Criava patos, galinhas e cavalos na tentativa de expulsar os ratos e o lixo que os outros jogavam no seu terreno. Hoje trabalho c/ Saúde Pública e Ambiental, como servidora na Fiocruz, engajada em projetos Sociais, por isso não crio mais animais e fico triste, pela perda da visão do céu e da luz que agora falta até de dia no meu quarto.Esperava mais diálogo e compreensão de todas as partes.
    Particularmente teria preferido a negociação e venda de pelo menos 80cm, que não seria uma grande perda no projeto do Shopping, mas, que para nós seria de muita valia. Teríamos um jardim de inverno…Sei que agora já é meio tarde,Estamos sem iluminação e ventilação. Fazemos o quê c/ a insalubridade?! Desmontamos a casinha de bonecas?! Fica o registro. Quem sabe se um milagre acontece?!
    Sabedoria, Saúde e Sorte!!!
    Rosemari Vazquez
  • Edson Pimentel
    Shopping vai ser ótimo para região, vai valorizar o Bairro.
    A respeito do transito que já e complicado vai ficar um ………
    Exemplo: temos na redondeza 05 supermercados, no mês de outubro o supermercado Guanabara fez aniversário, o
    transito deu um nó (dias úteis e final de semana),como vai ficar depois da inauguração do Shopping, nos feriados como: Natal, Dia das mães, pais e outros feriados!
    O cruzamento da Rua Itapera, com Estrada da Água Grande e a Av. Braz de Pina e complicado, os sinais demoram muito.
    Tem que haver um bom planejamento para este cruzamento
  • Luiz C. V. da Silva
    Quando soube que seria construido um shopping vendi o imóvel que possuia no Bairro Araújo e fui morar em outro local mais tranquilo….

    Acho que o shopping vai trazer mais segurança para região e acabar com o roubo de veículos que é muito grande nesta área do Rio de Janeiro…E o que realmente espero!!!

    O progresso tem dessas coisas, crescimento desordenado, especulação imobiliária, etc…Pelo menos agora não vão precisar ir ao Carioca…

    Abraços,

    Luiz

  • Renato
    Durante este período de contrução, que já dura pouco mais de 1 ano, foi preciso conviver com o bate-estaca às 7:30 nas manhãs de domingo e quantidade enorme de poeira que se acumula nas residências do bairro Araújo. Os moradores ficarão agradecidos se pelo menos for apresentado um plano estruturado para o trânsito na região.
  • Rosana
    Como fazer para cadastrar meu currículo pelo site do shopping via brasil, se ao entrar já diz que está concluído e não aparece nada? No site da ecia irmãos araújo eles informam que os interessados já podem cadastrar pelo site do shopping.
  • Ligia
    Que um shopping nas proximidades nos beneficia,não há dúvida,desde que haja uma boa estrutura de transito e consequentemente de transporte e segurança, o que sempre ficou muito a desejar em Vista Alegre, já que a máfia do
    “transporte público” nos deixa a ver navios.
  • M.Alice
    Acho interessante que o desenvolvimento venha junto com uma boa mudança nos transportes,pois estamos carente desse serviço,onde só possuimos uma linha de ônibus para o centro pela Estrada da Água Grande(a linha 349), venha o serviço de segurança que certamente ficará ainda mais a desejar. Como sabemos que obras só acontecem próximo as eleições, se as reivindicações forem atendidas teremos de esperar a próxima para que isso ocorra.
  • Vanda
    “Acho interessante como as pessoas só conseguem enchergar o lado negativo das coisas. Moro em Vista Alegre, que é um bairro trânquilo, em relação à outros bairros que vivem em constantes tiroteios e com essa novidade que é o shopping, tenho plena certeza de que irá melhorar e valorizar e muito a nossa localidade. Lembrando que, toda proximidade de qualquer shopping, existe problema de congestionamento e nem por isso as pessoas deixam de frequentá-los, inclusive essas que já estão reclamando antes do tempo. Precisamos ver o lado positivo de todas as coisas para que a vida seja mais saudável e feliz.
    Parabéns de quem tomou essa iniciativa!
    Podem contar com o meu apoio.
    O mundo se faz com idéias, as criticas devem existir, desde que sejam construtivas.
    Beijos!!!!!
    Vanda.
  • sonya frança
    ADOREI O COMENTÁRIO DA SRA VANDA,GOSTARIA DE SABER SE VAI TER PASSAGEM,NO FINAL DA RUA ESTREMADURA(BLOCO 35 +-)PARA O SHOPPING(PASSAGEM DE PEDESTRES).OBRIGADO SONYA
  • simone
    Olá pessoal, li todos os comentários e estou levando em conta o princípio de que todo aquecimento no comércio para o nosso bairro é muito bom. Porém quero deixar claro que o direito daquele que ali mora próximo também deve ser respeitado. Não moro tão próximo quanto as pessoas acima, mas se construissem um shopping vizinho a sua residência e não procurassem levar em conta o seu pedido de respeito, o mínimo que fosse, ignorando as condições físicas de sua residência para o seu bem-estar e a sua sobrevivência, você ficaria feliz da conta? Apenas estou tentando que todos juntamente comigo parem um pouco para pensar: O aquecimento na economia local é importante, estimula a vida da comunidade de Irajá e adjacências? Com certeza SIM, mas nada é tão desrepeitoso quanto o não aprendemos a ouvir o outro porque simplesmente o que se está em jogo são os interesses financeiros do lucro e o cumprir prazos. O que vale mais? Será que a vida humana vale alguma coisa? O que é o comércio sem eu, você, eles ou mesmo nós? Se ficamos doentes queremos ir às compras? Se fosse o seu semelhante ou mesmo seu próximo que estivesse residindo naquele local, quem sabe um filho ou filha sua você simplismente o criticaria por exigir respeito?! As pessaos que desabafaram acima não estão criticando a construção de um shopping, pelo menos é o que parece, apenas colocaram a falta de sensibilidade ou mesmo interesse do poder privado em ouvi-las – os donos, executores e seus amigos porta-vozes – não quiseram rediscutir o assunto ou ver uma melhor maneira resolver o impasse. De que adianta depois de tudo bonitinho os moradores (digo isso porque eles podem fazer), mover uma ação contra a construtora pelo simples fato de não levar em consideração o bem-estar das residências próximas, das famílias que ali residem? Enfim, ninguém aqui está querendo parar a construção, longe de nós tal coisa, mas se fosse com você o que faria? As pessoas envolvidas diretamente na questão relatada acima apenas estão pedindo para serem ouvidas e verem juntos a melhor maneira de resolver o impasse. Afinal somos todos participantes de uma mesma sociedade – “iguais”, pelo menos é o que a CF/88 explicita. Simone.
  • Pingback: Shopping Via Brasil em Irajá está quase pronto | Visão Carioca()

  • MARIA DE LOURDES NEVES CAVALCANTI
    Amei saber que será inaugurado em Março, estou contando os dias para estar presente na inauguração do shopping via brasil.(gosto de teatro)Obrigado.
  • Valéria Pinto de oOliveira
    ESTOU ANCIOSA PELA INAUGURAÇÃO DO SHOPING, MAIS UM BENEFÍCIO PARA O NOSSO POVO TRABALHADOR E SOFRIDO, AGRADEÇO DESDE JÁ ESTE ESPAÇO.
    VALÉRIA
  • http://www.viabrasil.com Camila
    ESTE SHOPPING VAI DAR O QUE FALAR, ESTOU ESPERANDO, ALEGRE
  • Fatima Maria
    Todos falaram mais o principal esqueceram quando será a inauguração do Shopping estava previsto para o ano de 2010 e o ano já passou e agora quando será? Será que ainda este ano? Grata pela sua atenção.E seja bem-vindos!!!!!!!!!!!
  • Visão Carioca
    Fátima,

    Provavelmente será 26 de abril.

    Vamos aguardar.

  • Beth
    A inauguração do shopping Via Brasil será no dia 26/04/11. Eu soube que, somente irão pessoas convidadas e que não será aberto ao público. Alguém saberia me informar sobre isso.
    Outra coisa, acho que às pessoas que moram nos prédios realmente ficaram sem iluminação e ventilação isso devia ser revisto judicialmente pelos moradores.
    Por outro lado, o shopping irá movimentar melhor aquele pedaço que é muito deserto e escuro. Vai gerar empregos, tudo na vida tem o lado positivo e negativo. Temos que ter discernimento. Um abraço à todos !
  • Jacqueline
    Boa noite!
    Venho reclamar da falta de humanidade que os “responsáveis” do Shopping vem tratando os morados que já residem no local há mais de 10 anos. Acho ótima a idéia de conmstruir em um terreno vazio um estabelecimento que proporcionará empregos a várias pessoas, um movimento em um local a principio deserto e segurança em um local que antes era visado pela criminalidade, mas acredito que a responsabilidade com seus vizinho também devem ser pontos importantes e fundamentais para um convivio decente e digno.
    Estou escrevendo para informar que o muro que fizeram para separar o terreno das residencias foi construido incorretamente, e olha que nem sou engenheira. O vão que deixaram entre o muro e a parede dos moradores está prejudicando a residência de minha mãe, pois toda vez que chove entra aguá e nenhuma providência é tomada, os “responsáveis” só sabem dizer que não podem fazer nada, mas acho que podem e devem fazer antes da inauguração, fechar esse vão, ou indenizar a todos que residem lá, pois é vergonhoso saber que situações fácies de se resolver sejam tão burocraticas. Espero que entrem em contato o quanto antes.
    Att.
    Jacqueline
  • maria da penha fernandes ribeiro
    gueria saber o dia gue va abril o shopping para compra estor esperado a resposta por favor
  • sergio santos de lima
    gostei muito de te um shoping em iraja
    mais estou muito preocupado com oos indices de assalto
    que possa acontecer eu sugiro que coloque uma cabine policial perto do shoping
  • Visão Carioca
    Maria,

    A inauguração será no dia 27/04/2011.

    Boas compras!

  • Claudia
    Áqueles que cometaram quanto aos pontos negativos do shopping, entendo seu ponto de vista quanto ao muro que vaza água, por exemplo, mas chegamos num ponto que temos de parar de pensar somente no proprio umbigo e ver a coletividade.
    Adoram criticar, mas uma oportunidade de desenvolvimento pra região como essa não aparecerá nunca mais !!!
  • linalva
    Desde que foi iniciada a obra do Shopping Via Brasil que nós moradores dos arredores passamos a sofrer redução ou falta de água. Nesses dias mais próximos da inauguração a falta de água piorou muito mais, sendo que estamos ficando sem água todos os dias, só voltando a água pela madrugada quando as atividades destes cessa e nós já fomos dormir para trabalhar na manhã seguinte.

    Diversos moradores já buscaram conversar sobre este problema com os responsáveis pela obra e com a sra Rosa Fernandes (que se dizia disposta a interceder em prol do bem-estar dos moradores da área) e nenhuma providência foi tomada, pois estes negam que a proveniência da água seja a mesma. O que me faz ter a certeza de que é a mesma é que antes não tínhamos este tipo de problema. A informação de um funcionário que trabalhou na obra é de que a água do shopping está ligada à nossa rua Itapera e a um outro ramo que passa pela Brasil. FICAR SEM ÁGUA DEVE SER UMA FORTE CARACTERÍSTICA DO PROGRESSO que a construção do Shopping Via Brasil promete.

  • viviane
    Bom dia meus filhos vai fazer aniversário no dia 27/04
    gostaria muito de comemora no Shopping Via Brasil
    eles estará comemorando 11anos de idade.
  • CARMEN INSUELAS
    OLÁ A TODOS!!!!

    É muito bom mais SHOPPING nestas regiões, trazendo empregos, valorização ao bairro, etc…
    Por outro lado, o barulho nas mediações, porque shopping smpre trás camelôs, bandidos e assaltos. Falando em assalto,os roubos de carros, vai ficar pior, lá se encontra a VIA DUTRA, a AV BRASIL EM DIREÇÃO A ZONA OESTE E CENTRO (fuga), portanto vai ser uma excelente localização para o SHOPPING, e péssima para os clientes. Segurança????? rsrsrs, só para o Shopping. Não estou criticando, e sim, ADORANDO O SHOPPING, principalmente porque vai ter TEATRO (amo), só estou dizendo isso, porque com certeza vai acontecer. Desejo tudo de bom aos moradores dali, que tenha bastante segurança e menos barulho. PARABÉNS SHOPPING VIA BRASIL, É HOJE A INAUGURAÇÃO.

  • Mariana
    gente vamos agredecer por ter um shooping perto de nós moradores de Irajá ,mais espero que seja um shooping bom com lojas boas ,cinema com fime em 3d, uma praça de alimentação que n fique cheia igual ao do shoping grande rio e o carioca que tenha atrações pras crianças, e o transito flua ne nada de congestionamento né vamos curtir o shooping porque n nos resta mais nada por causa de tanta violência .
  • antonio carlos da cunha coelho
    O SHOPPING VIA BRASIL É UM ACONTECIMENTO FORA DE SÉRIE NA LOCALIDADE ONDE EU MORO, MAIS PORÉM FICO REFÉM DE TRANSPORTE ALTERNATIVO KOMBIS SUJA, VANS COM MOTORISTA FAZENDO O QUE NÃO DEVE NO TRANSITO, NOS SOMOS DISCRIMINADOS NO BAIRRO DE PARADA DE LUCAS DE TRANSPORTE QUE OS AZULZINHOS COM SÃO CHAMADOS, NOSSO BAIRRO FAZ FRONTEIRA COM O BAIRRO VISTA ALEGRE PARADA DE LUCAS NÃ0 SÓ FAVELA PORQUE ESSE ONIBUS QUE TEM GARAGE NO CENTRO DE LUCAS NÃO AUMENTA ESTE TRAGETO PASSANDO PELA RUA CORDOVIL QUE NO FUTURO PROXIMO VAI TER MAIS 500 APARTAMENTOS, SUGESTÃO CONVOQUE OUTRA EMPRESA PARA FAZER ESTE TRAGETO, OBRIGADO PELA ATENÇÃO SOU MORADOR DE UM DOS CONJUNTO DA RUA CORDOVIL COM 232 APARTAMENTOS
  • Larissa
    ADOREI , MAIS QUERO PASSAGEM POR DENTRO DAS RUAS DOS BLOCOS
  • valeria
    FIQUEI MARAVILHADA, AO VER O QUE SERIA ESSE SHOPPING EM NOSSO BAIRRO.JÁ HAVIAMOS PERDIDO O NOSSO CINEMA,OS DESFILES DE CARNAVAL QUE ERA OTIMO EM NOSSO BAIRRO, COM ESSA DIVISÃO DA ESTRADA DA AGUA GRANDE EM DUAS MÃOS.MAS TUDO BEM… ESPERO QUE SEJA PROSPERO PARA OS DONOS DE LOJAS E BENEFICO PARA OS MORADOS QUE AGORA, TERÃO UM POUCO DE LAZER PRATICAMENTE SEM SAIR DE CASA. PROBLEMAS, SEMPRE TERÃO E SEMPRE APARECERÃO E TENHO CERTEZA QUE VOCES, COM AS AUTORIDADES COMPETENTES, TERÃO COMO RESOLVE-LOS. MUITO OBRIGADO A VOCES E PACIÊNCIA COM OS MORADORES POIS DELES DEPENDEM TUDO ISSO AÍ FEITO POR VOCES.
    PARABÉNS E BONS NEGOCIOS!!!!!!!!!!!!
  • cleide
    adorei pertinho da minha casa ate minha filha que estava desempregada arrumou emprego la amei demais
  • joelma veríssimo
    Eu adorei esta chegada do shopping ,só valorizou o bairro,e só acho que deveriam reforçar a segurança ,pois ali vai ficar mais vulneravel para assaltos,mas estamos adooorando ,que tudo dê certo,
  • Janete Reis
    Infelizmente não posso dizer o mesmo. Moro na Rua Manoel de Arújo, justamente na rua onde morou a vereadora Rosa Fernandes. Sei que com o Shopping muitos problemas virão também. No dia da inauguração pensei que estivesse na rua errada. Haviam tantos carros estacionados em nossas portas que achei que o local da inauguração era ali. O estacionamento do shopping deveria ser gratuito, pois assim evitaria esse tumulto em minha porta. Já estou pensando em vender o imóvel e sair de Vista Alegre. Não há policiamento, a segurança local não vai ter controle sobre o veículo do morador pois terá de vigiar os dos que não pagam condomínio. Espero que esse furor passe logo, pois não quero ser atropelada na porta da minha casa.
  • Janete Reis
    Parabéns Simone. Parece que você já estava prevendo tudo isso. Para mim esse shopping não acrescentou nada no Bairro. Estou apavorada com o tamanho e, com certeza não pretendo frequentá-lo. Será que é mesmo seguro? A rua onde moro, infelizmente, não existe mais controle e tampouco segurança. É o preço da especulação imobiliária, da desordem urbana. O povo do bairro Araújo está muito preocupado com o movimento fora do comum por ali. Não pensaram no trânsito, na bagunça no bairro e nos moradores que alí viviam em paz. Parabéns pela sua lucidez. Você também pensa na coletividade. Deve ser uma pessoa muito humana. Quem construiu não mora há muito tempo em Vista Alegre.
  • renato
    sao tantas reclamaçaoe dos moradores vizinho ao via brasil que a melhor soluçao seria os irmaos araujo comprar os imoveis dos vizinhos insatisfeitos demolir e ampliar o shopping todos ficariao felizes.
  • cleber moraes
    Sou morador de Irajá a mais de 20 anos, esse shopping Via Brasil foi muito bom para o bairro valorizando todo tipo de imoveis, números de empregos gerados e etc.
    Já virei frequentador, só está havendo uma certa insatisfação na linda praça de alimentação, não estão podendo servir bebidas em copos de vidros só de plasticos. gostaria que a Organização do Shopping revogassem essa clausula de contrato com os Lojista.
    Se for em relação a segurança, tem muita coisa de vidro que poderia ser usado.
  • Marcos
    Visitei o shopping e me assustei com algumas falhas de planejamento, sinais de infiltração e pisos desnivelados, quebrados e trincados. Parece faltar atenção nos detalhes. Shopping muito grande, espero que seja seguro.
  • janneronfini
    sou moradora do bairro araújo há 27 anos, na rua soldado teodoro ribeiro e sou totalmente contra o fechamento total desta rua, tirando aliberdade de ir e vir do cidadão, principalmente os da terceira idade.fiquei decepcionada com a direção do shopping, pois esperava que eles exigissem a abertura das ruas para o transito dos pedestres, pessoas que moram em frente ao shopping teem que dar uma volta enorme para sair pela rua mestre donga, isso é um absurdo,isto aqui não é um condomínio fechado, esses muros são totalmente ilegais.onde está a direção do shopping? onde está a prefeitura?já que não podemos contar com a vereadora rosa fernandes que está nas mãos dos riquinhos do bairro. por favor pessem naqueles que não teem carro e que gostam de passear a tarde no shopping, fazer um lanche, almoçar, ir ao cinema, também somos eleitores e cidadãos.
  • KETHLEEN
    O NOVO SHOPPING É MUITO BOM É DIVERTIDISSÍMO
  • MÁRCIA VALÉRIA PERES
    Gente,sou moradora de um condomínio aqui bem pertinho do shopping Via Brasil. Estou simplesmente A M A N D O o nosso shopping, que veio trazer uma série de benefícios pra gente. Antigamente, pra se fazer compras, era necessário enfrentar o trânsito terrível da R. Edgard Romero, p/ Madureira. E agora está pior com as obras por lá. Agora não precisamos mais disso, porque agora podemos ir a pé p/ o nosso shopping, que é lindo e mto grande, com uma variedade de lojas e entretenimentos. Se bem que muitas dessas lojas ainda não abriram, mas isso é só uma questão de tempo. No mais é aproveitar essa benção que chegou pra nós.
  • Janne Ronfini
    Gostaria que todas as pessoas que aprovam o shopping e os benefícios que ele nos trouxe se comunicassem comigo.Preciso de ajuda para que a vereadora Rosa Fernandes abra pelo menos uma passagem de pedestres na rua Soldado Teodoro Ribeiro, pois nesta rua tem um muro que impede os moradores como eu de se dirigir livremente ao shopping, nos obrigando a dar uma volta tremenda.Este muro beneficia apenas alguns moradores egoistas que o usam para estacionar carro de seus familiares.Esse muro é ilegal e tira o direito de ir e vir do cidadão.Entrem em contato comigo atraves do meu email:janneronfini@R7.com
  • joyce
    ke legal umacimo
  • http://www.shoppingviabrasil.com.br thayse
    E MUITO LEGALLLLLLLLLLL