Um jeito de ver o Mundo….

Trilha da Pedra Bonita

28 ago 2010

Veja o Rio sob um ângulo diferente

Acordou cedinho e o dia está bonito e sem nuvens? Pode ser a oportunidade perfeita para uma caminhada leve pela trilha da Pedra Bonita, em São Conrado, na Zona Sul da cidade. A aventura é mais uma opção de passeio ecológico para o final de semana e toda a família pode participar, pois, apesar de ser um pouco íngreme, não apresenta dificuldades.

Localizada no Parque Nacional da Tijuca, a trilha tem cerca de 1250 metros de extensão e leva ao ponto principal, o cume da Pedra Bonita, com 696 metros de altitude. A caminhada tem início na Estrada das Canoas, perto da rampa de vôo livre, de onde se tem uma “pequena” mostra do que será visto ao final da trilha.

Antes de começar a caminhada, vale fazer um alongamento e observar os vôos da asa delta e parapente que partem da rampa. Quem sabe não rola uma vontade de saltar também? A pista é aberta para profissionais e para quem desejar viver a experiência única de voar – lá você encontra instrutores certificados pela Associação Brasileira de Vôo Livre. Sobrevoando São Conrado, o vôo dura até 30 minutos e o pouso é na praia do Pepino, trecho da praia de São Conrado localizado no fim da Avenida Niemeyer. Deixando o friozinho na barriga de lado, os ângulos e contornos que a cidade ganha durante o vôo são de tirar o fôlego de qualquer um, carioca ou visitante.

Depois de passar um tempo de olho nas decolagens de asa deltas e parapentes, é hora de começar a caminhar. Não se esqueça que roupas leves em um tênis confortável são indispensáveis para o passeio, que dura 30 minutos, aproximadamente. Lembrando que esse tempo é pessoal e depende do preparo físico de cada um. Uma garrafinha de água também é uma excelente companhia para tornar o percurso mais agradável. Durante a caminhada, é ótima a sensação de estar envolvido por um pedacinho da Mata Atlântica. Por isso, não tire mudas de plantas, não faça fogueira, nem cace animais.

O fim da trilha revela uma deslumbrante imagem do Rio. É como estar andando sobre o bairro de São Conrado, tendo como plano de fundo a vizinha Pedra da Gávea, Barra da Tijuca, Zona Sul e até Niterói. Uma dica é andar pela Pedra, explorar ao máximo a vista e, depois, sentar e fechar os olhos para ouvir os sons da cidade, lá embaixo, que dão uma ideia da altura alcançada. Para recuperar ainda mais as energias, aproveite para fazer um lanchinho, mas se lembre de recolher o lixo antes de recomeçar a caminhada de volta.

A descida é mais tranqüila do que a subida e muitos realizam essa volta em um tempo menor. Dá para curtir novamente a rampa de vôo livre e descansar antes de ir embora.

Serviço:

Se você gostou das sugestões de vôo livre e caminhada pela trilha, obtenha mais informações no link Esportes no site: www.rioguiaoficial.com.br/esportes. Lá você também encontra opções de empresas que oferecem serviços de guia e instrução de vôos, além de outras dicas de esportes.

Foto: Ricardo Zerrener|Riotur

Fonte: Guia Rio