Um jeito de ver o Mundo….

Roteiro de Trilhas do Rio de Janeiro

16 jan 2013

Explore as Trilhas Cariocas e veja o Rio de outros ângulos!

TrilhasCariocas

Que o Rio é um lugar privilegiado pelas belezas naturais todo mundo já sabe. Mas existem certos locais onde parece que isso se intensifica. Pontos que oferecem paisagens incríveis da cidade, que encantam os visitantes e que os cariocas não cansam de admirar. Por isso, nós destacamos 5 trilhas que sempre agradam e que podem oferecer momentos inesquecíveis. Vamos esperar o Sol sair e simbora!

Pedra Bonita

PedraBonita

O nome não é à toa, já que é dela que temos uma das vistas mais bonitas da cidade. A trilha é considerada de fácil acesso, por ser bem sinalizada e pouco íngreme. Além disso, a Pedra Bonita atrai muita gente devido à rampa de vôo livre, para saltos de asa-delta e parapente, com muitos aventureiros e curiosos frequentando o espaço. Há inclusive uma arquibancada abaixo da rampa para o pessoal apreciar a paisagem. O pôr do Sol de lá é maravilhoso, sem contar que bem em frente está o grande “rosto” da Pedra da Gávea, conhecido como a “Cabeça do Imperador”.

O acesso é pela Estrada da Pedra Bonita e o horário de visitação é de 8 às 17h (18h no horário de Verão). O tempo de percurso é em torno de uma hora e o ponto fica a 693 metros do nível do mar.

Pedra da Gávea

PedraDaGavea

Como já citado, ela fica na frente da Pedra Bonita, porém bem mais alta. A Pedra da Gávea é um gigante bloco de pedra à beira-mar, com 847 metros de altura. Para chegar até seu topo é preciso bastante disposição, mas o esforço é muito válido! De lá avista-se toda a orla, da Zona Sul à Zona Oeste, a Floresta da Tijuca e também é possível ver os saltos da rampa de vôo da Pedra Bonita. A trilha é pesada e longa, com o percurso durando em torno de 3h, por isso é importante que um guia esteja presente, e também para que ninguém se perca. O acesso é pela Estrada do Sorimã, na Barra e o horário é de 8 às 16h (17h no horário de verão).

Pico da Tijuca

PicoDaTijuca

É o ponto mais alto da Floresta da Tijuca e o segundo mais alto da cidade, com 1.022 metros. Então nem precisamos dizer que de lá avista-se a cidade quase toda, de qualquer direção. A trilha de acesso é bem sinalizada e começa no Largo do Bom Retiro. No final da trilha há uma escadaria de 117 degraus na pedra que leva ao topo. O percurso dura, em média, 1h30 e nível de esforço é considerado médio. O horário de visitação é de 8 às 17h (18h no horário de Verão).

Praias da Ponta de Guaratiba

Guaratiba

Entre as praias do Grumari e de Barra de Guaratiba existem as praias de Búzios, do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno, todas desertas e tombadas por pertencerem ao Parque Estadual da Pedra Branca – até o camping é proibido. A trilha começa no final da praia de Barra de Guaratiba, atrás do último morro. A orientação nela é fácil, há sempre o visual do mar e boas surpresas como o Riacho da Vovó, que é uma bica de água doce, além de uma bifurcação dando acesso à Pedra da Tartaruga. As praias são muito procuradas, principalmente por surfistas.

O nível da trilha é considerado médio, o percurso leva em torno de 2h e o horário de visitação é de 8 às 17h (18h no horário de Verão). A praia de Barra de Guaratiba fica na Estrada Roberto Burle Marx.

Mirante do Sacopã / Parque da Catacumba

MiranteDoSacopa-ParqueDaCatacumba

Para finalizar, uma trilha fácil e rápida, com apenas 20 minutos de percurso. O Parque da Catacumba, que dá acesso à trilha para o Mirate do Sacopã, oferece uma exposição permanente de 36 esculturas e atividades pagas como arvorismo, rapel e tirolesa. O caminho é bem sinalizado e o visual da Lagoa Rodrigo de Freitas é encantador. O Parque da Catacumba fica na Av. Epitácio Pessoa, 3000 – Lagora. O funcionamento é de terça à domingo de 8 às 17h (até as 18h no horário de Verão).

Dicas em geral: Use roupas confortáveis e não deixe de levar água e alimentos leves. Planeje bem os horários, calculando bem o tempo, não pegue atalhos e guarde todo o lixo. É importante também a presença de guias experientes e não esqueça de avisar alguém para qual trilha está indo, com uma previsão de horário de retorno.

Fotos: e-trilhas

Este é um guest post criado pela equipe da House in Rio – aluguel por temporada no Rio de Janeiro para uso exclusivo do blog Visão Carioca.