Exposição fotográfica sobre os 400 anos da Baixada de Irajá | Visão Carioca
Um jeito de ver o Mundo….

Exposição fotográfica sobre os 400 anos da Baixada de Irajá

07 nov 2013

Evento Gratuito acontece no Shopping Via Brasil no Mês de Novembro

irajaEm comemoração dos 400 anos da Baixada de Irajá, o Instituto Histórico e Geográfico da Baixada de Irajá (IHGBI) promove no Shopping Via Brasil uma Exposição Fotográfica que mostra um pouco da história da ocupação da região, que engloba 38 bairros cariocas e atualmente tem mais de um milhão e trezentos mil habitantes.

Entre muitas curiosidades, os visitantes poderão descobrir que por volta de 1560, a Baixada de Irajá era habitada por mais de 15.000 indígenas. Os Tupinambás moravam em tabas que eram aldeias formadas por várias famílias que contavam com mais de 300 pessoas, sendo que os maiores aldeamentos podiam alcançar até 3.000 integrantes, que viviam da pesca, da caça e da agricultura.

O ano de 2013 marca o quarto centenário da região que engloba, além de Irajá, bairros como Vila da Penha, Madureira, Pavuna, Vila Valqueire, Marechal Hermes, Penha, Deodoro, Vigário Geral, Guadalupe, Anchieta, Rocha Miranda, Bento Ribeiro, Colho Neto, Acari, Oswaldo Cruz, entre outros. Ao todo são 38 bairros.

Em quatro séculos de ocupação, sendo os três primeiros predominantes pela agroindústria do açúcar e produção agropecuária, a Baixada de Irajá foi área rural com população inferior a vinte mil habitantes. Em menos de cem anos, ela se transformou em denso núcleo urbano com mais de um milhão e trezentos mil habitantes e importante polo industrial.

A exposição fotográfica “400 anos da Baixada de Irajá”, que teve a pesquisa e curadoria feitas pelo IHGBI, será inaugurada hoje as 10h e para marcar a inauguração um bloco carnavalesco da região vai se apresentar as 20h na entrada principal do shopping e depois seguirão para a exposição.

Na primeira fase, até o dia 17/11, a exposição ficará no terceiro piso ao lado do cinema Cinesystem. Já na segunda fase, a partir do dia 18/11, a exposição passará para o Espaço Cliente, no primeiro piso. A visitação é gratuita e a classificação etária livre. Está aberta de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, domingos, das 13h às 21h, e feriados, das 13h às 23h. Fica em cartaz até o dia 24/11.

O Via Brasil fica na Rua Itapera, 500 – Irajá, em frente ao Trevo das Margaridas (entroncamento da Avenida Brasil com Via Dutra). Informações no 3445-8850 ou www.shoppingviabrasil.com.br.

Serviço:

Exposição fotográfica “400 anos da Baixada de Irajá”
Temporada: Do dia 07 até 24 de novembro
Horário: De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 13h às 21h; e feriados, das 13h às 23h
Local: Shopping Via Brasil
Endereço: Rua Itapera, 500 – Irajá, em frente ao Trevo das Margaridas (entroncamento da Avenida Brasil com Via Dutra)
Classificação etária: livre
Gratuita
Tel.: (21) 3445-8850
Site: www.shoppingviabrasil.com.br