Um jeito de ver o Mundo….

10ª Semana Nacional de Museus

14 mai 2012

Começa hoje(14), e vai até o dia 20 de maio, a 10ª edição da Semana Nacional de Museus com a participação de Centros Culturais e Museus oferecendo programações especiais gratuitas por todo o Brasil. Esse ano o evento terá como tema “Museus em um mundo em transformação. Novos desafios, novas inspirações”.

No Rio de Janeiro participam 45 espaços culturais, onde os visitantes e cariocas poderão curtir mostras, palestras, seminários, shows, visitas guiadas e a exibição de filmes e documentários.

Destaque para o Museu do Índio, em Botafogo, onde haverá duas apresentações de dança nos dias 19 e 20, às 16h, apresentando a realidade das comunidades indígenas e sua cultura.

A Fundação Planetário, na Gávea, contará com sessões especiais em suas cúpulas durante todos os dias da 10ª Semana Nacional de Museus, além de uma palestra sobre “Mudanças climáticas”.

Estarão em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes, no Centro, as mostras permanentes da Galeria de Arte Brasileira do Século XIX e Galeria de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea, além da agenda de visitas guiadas no ia 18. No Espaço Cultural da Marinha, também no Centro, haverá oficina de nós de marinheiro para o público infantil nos dias 15, 16 e 17, das 13h às 17h, além de outros eventos.

O evento é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para celebrar o Dia Internacional do Museus, comemorado em 18 de maio. Além da celebração, o evento prioriza democratizar o acesso aos museus e centros culturais brasileiros e estabelecer um relacionamento mais estreito com o público.

Confira aqui programação completa da 10ª Semana Nacional de Museus.

Serviço:

10ª Semana Nacional de Museus
Data: de 14 a 20 de maio
Site: www.museus.gov.br
Entrada gratuita