Um jeito de ver o Mundo….

Basquete sem fronteiras no Complexo do Alemão

29 jul 2011

A Secretaria Municipal de Esportes, junto com a NBA Cares, Banco Inter-Americano de Desenvolvimento e Fundação FC Barcelona, realiza hoje (29) o evento “Basketball wihout borders – Américas”, o NBA Basquete sem Fronteiras 2011, no Complexo do Alemão.

O evento que contará com a presença de ex-jogadores e ex-técnicos da NBA, a principal liga de basquete do mundo, vai contemplar 75 crianças e adolescentes de 9 a 14 anos da comunidade do Alemão e acontece até o dia 1 de agosto, nas instalações do CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), na Avenida Brasil, 10.590 – Penha.Quatro ‘lendas’ estarão no Rio de Janeiro: Dominique Wilkins, Sam Perkins, Allan Houston e Adonal Foyle, que atuarão como técnicos no acampamento. A equipe de técnicos da NBA inclui ainda Austin Ainge (Boston Celtics), Kaleb Canales (Portland TrailBlazers), Alex English (Toronto Raptors), Alvin Gentry (Phoenix Suns) e Phil Weber (New York Knicks). Will Sevening (San Antonio Spurs) será o preparador-físico, enquanto que o colombiano Gersson Rosas (Houston Rockets) será o Diretor do evento.

Uma coletiva de imprensa está prevista para acontecer às 11h, do dia 29 no CEFAN e logo após acontecerá uma ação comunitária entre 13h45min às 15h na Vila Olímpica do Complexo do Alemão.

Lá será feita a entrega de uma quadra reformada pelo projeto e uma clínica de basquete ministrada por “lendas” da NBA. As crianças irão ter noções de dribles, arremessos, rebotes, passes e defesa. A NBA fará ainda doação de material escolar, livros, roupas e material esportivo às comunidades.

Para Romário Galvão, Secretário Municipal de Esportes, “a realização do evento será uma ferramenta importante no trabalho que envolve juventude, saúde e consciência da família em uma visita especial de astros da NBA”.- O evento é importante para o Rio de Janeiro que tem sido uma vitrine mundial de competições esportivas. Mas é também a chance de crianças de uma realidade social menos favorecida ter contato com atletas de ponta e terem o estimulo de vencer através do esporte – ressaltou ele.

Esta é a segunda vez que o Rio de Janeiro recebe o NBA-Basquete sem Fronteiras. A cidade sediou o evento pela primeira vez no Brasil em 2004.

A programação, que se estende até domingo, vai contar também com uma clínica de boa forma da NBA com as ‘lendas’, no sábado, dia 30. No evento, as crianças vão aprender sobre a importância da atividade física e da vida saudável. Já no domingo, 31, acontece a clinica de habilidades. Atletas do programa Special Olympics Brasil, de Rio de Janeiro e São Paulo, vão aprender com os profissionais os segredos dos fundamentos do melhor do basquete, como passe, dribles e arremessos.

Fonte: DOM