Um jeito de ver o Mundo….

Porto Olímpico já tem projeto aprovado

29 jun 2011

Porta de entrada do Rio vai se transformar para os Jogos Olímpicos de 2016

Foi divulgado ontem o vencedor do concurso Porto Olímpico, cujo Projeto Arquitetônico prevê até um hotel cinco estrelas de frente para o Canal do Mangue.

Região de 800 mil m² entre a Avenida Francisco Bicalho, no Centro, e o bairro de São Cristóvão já tem projeto escolhido para a Olimpíada, com área residencial, espaço para comércio e hotel de luxo.

Hotel cinco estrelas, setor comercial, área residencial com prédios de três, dez e 20 andares, e jardins. Assim é o projeto vencedor do Concurso Porto Olímpico, que determina a construção de equipamentos olímpicos na Zona Portuária do Rio, mais precisamente na área da antiga Estação Leopoldina.

Serão 17 quarteirões, sobre os quais serão construídos 11 mil quartos, em apartamentos que vão virar imóveis residenciais. O hotel, integrado ao Centro de Convenções, terá 45 andares e 500 quartos em padrão de luxo.

– É uma quadra aberta. O exemplo de Barcelona foi liberar o entorno para o espaço público. Por isso, todo o nosso esforço foi estudar de que forma isso poderia contribuir como um modelo de espaço urbano. A Olimpíada é uma fagulha para ajudar a gente no processo. Mas o Porto é mais importante. Queríamos um projeto que suportasse modificações para a área – conta João Pedro Backheuser, arquiteto responsável pela ideia contemplada.

Carioca, de 40 anos, ele associou seu escritório ao do espanhol Alonso Balaguer, de Barcelona. O resultado foram quadras inteiras integradas ao espaço público e a possibilidade de interligar os setores leste e oeste da área de 800.000 m² da região, da Avenida Francisco Bicalho ao bairro de São Cristóvão.

– É a concretização de um desejo de recuperação da cidade do Rio de Janeiro, e um dia de glória para a arquitetura brasileira – resume o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Sérgio Magalhães.

No local, vão ficar as vilas de Mídia e de Árbitros durante as Olimpíadas de 2016, além de um complexo que vai abrigar o Centro de Mídia, Centro Principal de Operações, Centro Operacional de Tecnologia, Centro de Distribuição de Uniformes, Centro Principal de Distribuição e Centro Principal de Credenciamento. O projeto de Backheuser e Balaguer, que receberá o prêmio de R$ 80 mil, terá a execução mínima garantida de 40%.

Foto: Divulgação

Fonte: www.cidadeolimpica.com

 

Postado por:
Categorias:
Esporte, Evento, Investimento, Turismo