Um jeito de ver o Mundo….

Nova Iluminação da Igreja da Candelária

22 jun 2011

Será inaugurada hoje(22) a nova iluminação da Igreja da Candelária com um total de 278 projetores que iluminam fachada, calçada e arredores da Praça Pio X que foram reformulados, valorizando a arquitetura da igreja.

Os postes do entorno da igreja receberam 40 novas luminárias com lâmpadas de 400 watts. Foram reformulados 11 pontos com 1.000 watts de potência, que iluminam principalmente a cúpula da Candelária e também os projetores das torres dos sinos, da entrada e dos fundos. O trabalho também incluiu outros 149 pontos de luz com potência de 35 watts e 70 watts, que foram distribuídos na igreja e na calçada para realçar os detalhes arquitetônicos da construção.

A obra para construção da Igreja da Candelária foi iniciada em 1775 e concluída em 1898. A igreja apresenta um aspecto similar à Basílica da Estrela, localizada em Lisboa. Destacam-se a grande cúpula do cruzeiro, projetada pelo engenheiro Gustavo Waenhneldt, as oito esculturas em mármore branco, esculpidas em Lisboa e localizadas à volta do tambor da cúpula. As portas da igreja, uma principal e duas laterais, são em estilo Luís XV, em bronze, esculpidas por Teixeira Lopes e representam uma alegoria ao Santíssimo Sacramento. O espaço interno da Igreja é formado por planta em cruz latina. No ano de 1878, foram acrescidas duas naves laterais pelo Arquiteto Antônio de Paula Freitas. O revestimento das paredes e os altares foi realizado em mármore, evidenciando influência da arte italiana. Os púlpitos foram feitos em bronze pelo escultor Rodolfo Pinto do Couto e inaugurados em 1931. A decoração da cúpula foi realizada em fins do século XIX, com pinturas de João Zeferino da Costa e estuques de Alves Meira.

Fonte: DOM

Postado por:
Categorias:
História, Investimento, Turismo