Um jeito de ver o Mundo….

200 Anos da Igreja da Candelária

22 set 2011

No próximo dia 23 de Setembro a igreja de Nossa Senhora da Candelária completa 200 anos e para celebrar esta data haverá uma solene celebração às 18h30, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

A igreja da Candelária foi construída em razão de uma promessa feita pelo casal Antonio Mar­tins da Palma e de sua mulher Leonor Gonçalves, quando uma tempestade quase teria feito naufragar um navio chamado Candelária, no qual viajavam. A nau, finalmente, teria aportado no Rio de Janeiro e o casal teria mandado construir uma pequena ermida no local da atual igreja da Candelária em 1609.

A igrejinha paroquial da Candelária foi reformada em 1710, mas na segunda metade do século XVIII necessitava de ampliação, assim em 1775 no local onde estava a capela, começaram as obras e em 1811 um novo templo foi inaugurado que deu origem à atual Igreja da Candelária.

Monumento histórico da cidade do Rio de Janeiro, a igreja da Candelária é uma das principais obras artísticas do século XIX brasileiro, se destaca por sua arquitetura neoclássica e pelas obras de arte que guarda, como os or­natos de madeira, as portas de bronze e os vitrais.

Através dos projetos “Roteiros Geográficos do Rio” e/ou “Rio Turismo Legal” é possível fazer turismo gratuito pelo Centro do Rio de Janeiro e conhecer a Igreja da Candelária. Já falamos desses dos projetos aqui no Visão Carioca, fica aí a dica.

Foto: Candelária por Marcusrg