Um jeito de ver o Mundo….

Iluminação em LED para os 80 anos do Cristo

25 fev 2011

Na próxima terça-feira, 1º de março – dia em que se comemoram os 446 anos de fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro – acontecerá, às 18h, no Palácio Laranjeiras, o lançamento das atividades dos 80 anos do Cristo Redentor. O evento, que contará com a participação do governador Sérgio Cabral e do Arcebispo Dom Orani João Tempesta, apresentará a nova iluminação em LED, especialmente pensada para o Monumento. Na ocasião haverá ainda a assinatura de um convênio entre a VALE e a Arquidiocese do Rio, visando a manutenção do Monumento, e também a Estrada de Ferro do Corcovado vai inaugurar uma nova iluminação.

O novo projeto de iluminação, que conta com a alta eficiência energética dos LEDs e a flexibilidade quase que total do gerenciamento da luz, foi aprovado pelo IPHAN, pelo Parque Nacional da Tijuca e pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz, que acompanhou a execução do projeto.

De acordo com o presidente da OSRAM no Brasil, que patrocina a iluminação, Roger Michaelis, a modernidade e a sustentabilidade, a partir de agora, ganham destaque no Rio de Janeiro:

— O projeto de iluminação do Cristo Redentor é um dos mais modernos do mundo e segue exatamente esta vertente sustentável, feito com LEDs de ponta, explicou.

Graças à tecnologia da nova iluminação, projetada pelo iluminador Peter Gasper, os gastos do Monumento serão bem reduzidos. Para se ter uma ideia, o antigo sistema tinha um consumo aproximado ao de 40 chuveiros elétricos. Agora, com o uso dos diodos emissores de luz, será de apenas dois chuveiros. A obra conta ainda com um sistema de controle totalmente inovador, o Lighting Control Engine, que possibilita o gerenciamento de cada projetor de forma precisa e individual, tanto em relação às cores como à intensidade da luz. Isso vai possibilitar a criação de infinitas cenas, utilizadas para iluminar o Monumento de forma diferenciada, principalmente em datas especiais.

A iluminação do Monumento, tornado Santuário em 2006, de acordo com o Reitor do local, Padre Omar Raposo, dará destaque à percepção de que o Cristo Redentor é mais do que apenas um ponto turístico. É também um local de oração, propício para aproximar as pessoas de Deus.

— Essa iluminação faz ressaltar ainda mais o Santuário, enfatizou Padre Omar.

Cristo Redentor: feito por brasileiros para a humanidade

O Cristo Redentor, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, será lembrado e destacado ao longo de todo este ano, por meio de diversos eventos, até a data festiva, em 12 de outubro. Haverá um calendário vasto para a comemoração também porque, além de o Monumento ser um importante símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil, é necessário tornar conhecido um grande equívoco histórico.

— O Brasil entende que o Cristo foi uma doação do governo francês, e isso é equívoco! O Cristo foi feito por brasileiros, para brasileiros, com dinheiro brasileiro. Por conta desse equívoco, para que a gente comece a quebrar o paradigma, teremos um ano de atividades, de eventos, para comemorar os 80 anos, contou o presidente da GLP Marketing e coordenador geral da festa do Cristo, Eduardo Maruche.

Para o Arcebispo, todos os festejos relacionados aos 80 anos do Cristo são ocasiões para que as pessoas possam perceber o verdadeiro amor de Jesus, o Redentor.

— Este aniversário será uma oportunidade de anunciar para o mundo valores importantes para a sociedade, disse Dom Orani.

A programação da festa do Cristo Redentor, além dos eventos religiosos, vai reunir os mais diversos segmentos da sociedade: personalidades do esporte, da moda, da gastronomia, entre outras, estarão unidas e promovendo atividades para as comemorações.

De acordo com Eduardo Maruche, o evento não será limitado ao Rio de Janeiro. E, na data da grande festa, 12 de outubro, uma programação repleta de emoções pretende encantar todos os apaixonados pelo Cristo Redentor que participarem da comemoração.

— O marco dos 80 anos será uma exposição que a Arquidiocese vai levar a todas as capitais do Brasil, que vai contar toda a trajetória, a “Cristo Redentor para todos”. Haverá uma réplica do Cristo, de 3,80m. Além das capitais, mais 19 países, em todos os continentes, vão receber a exposição. No dia da grande festa, 12 de outubro, haverá um grande show na praia de Copacabana, com artistas da MPB, coral de 800 vozes e ainda uma atração internacional, nomeado como “show da paz”. Esse aniversário esta sendo muito esperado, revelou o coordenador da festa dos 80 anos do Cristo.

Fonte: Arquidiocese do Rio

Postado por:
Categorias:
História, Investimento, Turismo