Um jeito de ver o Mundo….

Prefeitura, Estado e Ministério assinam convênio para administração do Parque Nacional da Tijuca

11 mai 2009

O prefeito Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, assinaram na manhã desta segunda-feira, dia 11, no Corcovado, um acordo de cooperação técnica para a gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca. O convênio possibilitará a criação de um corredor verde no Rio de Janeiro, integrando ao Parque outras unidades naturais, trazendo benefícios para a cidade no processo de conservação da biodiversidade.

Através da criação desse Corredor Verde será possível conectar várias unidades municipais de conservação com a Floresta da Tijuca, como o Maciço da Pedra Branca, Grumari, Apa Cosme Velho e Santa Teresa, dentre várias outras. O objetivo desse acordo é ganhar cobertura verde, recuperando assim, a Mata Atlântica.

O convênio assinado hoje poderá ser percebido com ações em curto prazo que permitirão, além da conexão das unidades naturais, mais segurança, com a Guarda Municipal e com o Batalhão Militar agindo no interior e no entorno do Parque, mais trilhas sinalizadas, o aumento da proteção contra incêndio e contra a favelização, melhorias na limpeza e implantação da coleta seletiva, e a criação de points culturais, com atividades de artes plásticas e vídeos ecológicos.

Para o prefeito Eduardo Paes, esse convênio irá trazer muitas melhorias para a cidade, principalmente com a integração dos três níveis de governo.

– Esse projeto integra a Floresta da Tijuca com o Maciço da Pedra Branca, o que faz do Rio a cidade com a maior floresta urbana do mundo. Por isso, é importante termos uma participação de todos os níveis de governo na gestão do Parque da Tijuca, porque o que ocorre aqui é um caso completamente atípico, ou seja, uma floresta no meio da cidade. E esse fantástico equipamento do Rio vai estar mais bem preservado e cuidado – afirmou.

Dentre as ações de melhorias já realizadas está a assinatura, com o Instituto do Arquiteto, do Concurso para o Hotel Paineiras, que estava há 30 anos parado. O projeto do hotel inclui restaurante panorâmico, lojas temáticas, centros de informação sobre Mata Atlântica e sobre turismo. De acordo com o ministro Carlos Minc, a criação do corredor verde será um ganho para toda a população.

– Hoje, nós vemos corredor de favelização e de degradação, o que ameaça a segurança e o turismo. E quando vamos fazendo os corredores verdes estamos reconstituindo o corredor ecológico da esperança e com isso ganham as pessoas, o meio ambiente e são criados mais empregos ligados ao turismo – ressaltou.

Também será recuperado o antigo Restaurante Silvestre, com ampliação da linha do bondinho de Santa Teresa até o estabelecimento. Além disso, haverá um trabalho com a segurança estadual para desativar a violência existente na área das comunidades do Cerro Corá e do Guararapes, como o realizado no Morro Dona Marta. Segundo o governador Sérgio Cabral, já há verba disponível para a execução das atividades no corredor verde.

– O que nós estamos fazendo é colocando na prática a proteção desse patrimônio. O estado participa não só na área de segurança pública como também com essa política de proteção ambiental. Além disso, estamos colocando R$ 1 milhão do fundo estadual de conservação ambiental para viabilizar a chegada do bondinho do Corcovado até a Estação Silvestre. Isso vai significar mais turistas, entretenimento e ganho ambiental – garantiu.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz; a presidente da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), Ângela Fonti; o comandante da Guarda Municipal, coronel Pacheco; a secretária do Estado do Ambiente, Marilene Ramos; o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luís Firmino; o presidente do Instituto Chico Mendes e Conservação da Biodiversidade, Rômulo Melo; o subsecretário do Parque Nacional da Tijuca, Bernardo Issa; além de convidados e turistas que visitavam o Cristo Redentor.

Texto: Juliana Romar
Fotos: Beth Santos

Fonte: Notícias do RIo