Um jeito de ver o Mundo….

Rio é candidato a sediar o Velo-City

12 jan 2011

Evento internacional mais importante sobre planejamento cicloviário do mundo

A cidade do Rio de Janeiro é candidata a sediar a “Conferência Internacional Velo-City Global” em 2014. Se o Rio de Janeiro for escolhido será a primeira vez que uma cidade da América Latina sediará esse evento, o que poderá representar uma oportunidade para que sejam considerados os empenhos e desafios mais diversificados enfrentados por cidades dos demais continentes e, principalmente, da América do Sul; além de ratificar a vocação natural e nosso empenho em investir na ampliação da malha cicloviária.

A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de sediar a Velo-City Global em 2014 se coaduna perfeitamente com a política de incentivo às práticas ambientalmente sustentáveis da atual gestão municipal, que tem na ampliação e duplicação do sistema cicloviário da nossa cidade, um dos pilares de seu planejamento estratégico, estando prevista alcançar mais 300 km de ciclovias até 2012. Hoje já somos a maior malha cicloviária do País e a segunda da América Latina.

Essa conferência acontece desde 1980 e é uma iniciativa da Federação Européia de Ciclistas, sendo a principal e mais importante convenção sobre planejamento cicloviário do mundo!

Dentre os seus objetivos está o de fomentar o uso da bicicleta como modo de transporte não poluente, eficiente, saudável e ecológico, além de promover a sua maior utilização e integrar o planejamento cicloviário ao planejamento de transportes.

Em março desse ano, a Velo-City será realizada em Sevilha, na Espanha. Nos 20 anos de existência, o evento sempre ocorreu em cidades européias, como Berlim, Amsterdã, Copenhague e Londres,  exceção feita em 1992 para Montreal, no Canadá.

Fonte: DOM