Um jeito de ver o Mundo….

A peça “A Lua Vem da Ásia” estréia hoje no Teatro do CCBB

06 jan 2011

Baseado em romance de Campos de Carvalho, monólogo é o primeiro na carreira do ator Chico Diaz

Depois de ocupar por quatro anos a cabeça do ator Chico Diaz, a peça “A Lua vem da Ásia”, baseada em obra de Campos de Carvalho, estréia temporada de dois meses no dia 6 de janeiro, quinta-feira, no Teatro do CCBB do Rio de Janeiro, de onde segue para Brasília e São Paulo. Encenando pela primeira vez um monólogo, o ator foi dirigido por Moacir Chaves e contou com a supervisão dramatúrgica de Aderbal Freire-Filho.

Apaixonado pela obra, foi o próprio Chico Diaz quem adaptou o livro homônimo para o teatro, preservando o caráter surrealista e iconoclasta do texto. O resultado é um espetáculo carregado de humor ácido, uma verdadeira ode à liberdade, respeitada por toda a equipe técnica desta montagem, desde a direção até os cenários de Fernando Mello da Costa, os figurinos de Maria Diaz Rocha e os vídeos de Éder Santos.

“A Lua vem da Ásia” conta, em forma de diário, a trajetória de um ser incomum, pelas mais diversas geografias possíveis e impossíveis, em busca de um entendimento e justificativa perante a vida (e a morte), desafiando com muita ironia a lógica deste mundo, como mostra um trecho da obra:

“Quando em 1934 atravessei sozinho o deserto de Iguidi, tendo por única companhia um casal de borboletas, ocorreu-me a aventura mais surpreendente que pode ocorrer a um homem vivo ou morto, e que procurarei resumir em três linhas. Foi o caso que um dia despertei transformado em mulher e, nessa qualidade, fui pouco depois recrutado para o harém do sultão de Marrocos, onde servi como pude durante um ano e 14 dias”.

Publicado originalmente em 1956, o livro “A Lua vem da Ásia” marca o nascimento da narrativa surrealista de Walter Campos de Carvalho, escritor mineiro radicado em São Paulo. Apesar de seu notório mau-humor, Walter tinha no riso seu instrumento de crítica e forma de apontar as falhas da sociedade de massa, consumista e belicosa. Em seus textos, pretendia trabalhar, por meio do nonsense, a desconstrução dos valores burgueses, a redução da vida à morte; e a redução do amor à sua forma fisiológica: o sexo.

Antes de “A Lua vem da Ásia”, outras duas obras-primas do autor ganharam os palcos: Vaca de nariz sutil e O púcaro búlgaro, que aproximaram o público da palavra bem dita, capaz de provocar transformações.

Sobre o autor:

Em 1997, um ano antes de morrer, o escritor mineiro Campos de Carvalho concedeu sua primeira e última entrevista a uma emissora de TV. Após 40 minutos, o entrevistador, desesperado, tentava fazer com que o escritor dissesse algo que fosse além dos três ou quatro monossílabos com que era brindado a cada nova pergunta. E arriscou: “O senhor é feliz?”. Campos de Carvalho olhou para o alto do estúdio, para os lados, para o chão. Após um minuto e meio de um silêncio avassalador, o escritor finalmente respondeu. “Não.” O entrevistador, visivelmente constrangido, tentou uma “saída pela esquerda” e emendou: “Se o senhor pudesse mudar alguma coisa no mundo, o que mudaria?”. De novo, um longo silêncio. Um pouco mais leve. E a resposta: “Nada”.

Assim era o escritor Walter Campos de Carvalho: desconcertante, avesso à publicidade, à glória, ao que considerava medíocre. Nascido em Uberlândia em 1916, formou-se em Direito aos 22 anos, já em São Paulo. Sua vida, contudo, sempre esteve ligada à literatura, apesar de só ter escrito seis livros. O mais conhecido, “A Lua vem da Ásia”, é um verdadeiro manifesto surrealista.

O projeto conta com patrocínio do Banco do Brasil através da Lei Rouanet, da Universidade Estácio de Sá e da Ancar Shopping Center através da Lei Municipal 1940/92 do ISS.

Ficha Técnica:

Atuação e adaptação do texto: Chico Diaz
Direção: Moacir Chaves
Supervisão dramatúrgica: Aderbal Freire-Filho
Cenografia: Fernando Mello da Costa
Figurinos: Maria Diaz Rocha
Iluminação: Renato Machado
Vídeos: Eder Santos
Trilha sonora original: Alfredo Sertã
Preparação vocal: Rose Gonçalves
Preparação corporal: Marcia Rubin
Assistente de direção e de dramaturgia: Gisela de Castro
Assistente de direção: Danielle Martins de Farias
Assistente de figurino: Viviane Casteleone
Assistente de vídeo: André Hallak
Operadora de som: Flavia Belchior
Direção de Produção: Julio Augusto Zucca
Elaboração do projeto: Gisela de Castro
Produção Executiva: Wagner Uchoa
Coordenação de Produção: Anna Ladeira
Captação de apoios: Valeria Alves
Realização: CCBB e Zucca Produções

Serviço:

“A LUA VEM DA ÁSIA”

Local: Teatro I – CCBB Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Estréia: Quinta-feira, dia 6 de janeiro de 2011, às 19h
Temporada: de 6 de janeiro a 27 de fevereiro de 2011, de quarta a domingo, às 19h30
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada para estudantes, professores, funcionários e correntistas do Banco do Brasil e maiores de 60 anos)
Bilheteria/Informações: Terça a domingo, das 9h às 21h
Telefone: (21) 3808-2020
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos

Postado por:
Categorias:
Dicas, Fim de semana, Teatro