Um jeito de ver o Mundo….

Maquete do Museu do Amanhã é estrela de exposição no Rio

15 dez 2010

A maquete do Museu do Amanhã, uma das âncoras culturais do plano de revitalização da Zona Portuária, estará exposta, a partir de hoje(15), no Centro de Arquitetura e Urbanismo, em Botafogo. Além disso também poderá conferir 14 desenhos técnicos e perspectivas do projeto pré-executivo do museu, em exposição no Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU), em Botafogo. A obra futurista do arquiteto espanhol Santiago Calatrava estará a serviço das Ciências, é o primeiro projeto do arquiteto no Brasil. A entrada é franca e a abertura acontece no dia 15 de dezembro, quarta-feira, às 11h , no CAU que fica R. São Clemente, 117 – Botafogo.

Produzida em Zurique, onde funciona um dos escritórios do espanhol Santiago Calatrava, autor da concepção arquitetônica do museu, a maquete mostra detalhes do prédio e reproduz o movimento das enormes estruturas dinâmicas previstas para ocupar o topo da construção, que mudarão de posição ao longo do dia. Lá, serão instaladas placas para captar energia solar, já que sua concepção arquitetônica dialoga com a temática da sustentabilidade.

No CAU, os visitantes também poderão analisar os mais recentes estudos sobre o projeto do Museu e suas perspectivas em 3D. A exposição mostrará ainda alguns trechos da palestra ministrada por Calatrava em junho de 2010, no Palácio Gustavo Capanema, para estudantes dos cursos de Arquitetura das principais universidades cariocas e profissionais da área. Das inúmeras aquarelas pintadas pelo arquiteto durante seu processo criativo para concepção do Museu, cerca de 50 serão projetadas no local.

O Museu será dedicado às Ciências e vai fazer do percurso de visitação uma aventura da passagem do conhecido – o presente – para o desconhecido – o futuro –, a partir de um leque de escolhas e possibilidades que estão diante do homem atualmente, permitindo o livre exercício da imaginação como uma plataforma para sondar as possibilidades do amanhã.

Com uma área de 12,5 mil metros, o Museu tem sua inauguração prevista para o segundo semestre de 2012. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, com realização da Fundação Roberto Marinho, parceria do Governo do Estado e da FINEP, apoio da Rede Globo e da Secretaria Especial de Portos.

Serviço:

Exposição “O Museu do Amanhã”

Local: Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU)
Endereço: Contato Rua São Clemente, 117 Botafogo – Rio de JaneiroPeríodo: de 15 de dezembro de 2010 a 11 de fevereiro de 2011
Funcionamento: de segunda à sexta, das 11h às 19h
Entrada gratuita

Fonte: DOM

Postado por:
Categorias:
Dicas, Evento, Investimento