Um jeito de ver o Mundo….

Começa construção da Cidade do Rock

09 dez 2010

Município vai investir R$ 37 milhões no equipamento que será usado
no Rock in Rio 2011 e nos Jogos Olímpicos de 2016

A Prefeitura inicia hoje (9) a construção do Parque Olímpico Cidade do Rock, localizado na Zona Oeste da cidade. Serão investidos mais de R$ 37 milhões para a execução de serviços de terraplanagem, drenagem, instalações de equipamentos em geral e pavimentação. A obra será executada pela RioUrbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras (SMO) e deve ser concluída em junho de 2011.

O local será inaugurado com a quarta edição do Rock in Rio na cidade, previsto para setembro/outubro de 2011. A área foi planejada para comportar diferentes usos e será adaptada pela organização do festival para que os shows ocorram neste período. O espaço também será destinado ao lazer dos atletas que participarão dos Jogos Olímpicos de 2016. O parque está previsto no caderno de encargos e é um equipamento fundamental para a realização dos jogos.

A instalação do Parque Olímpico Cidade do Rock atende a uma demanda antiga da cidade. De acordo com o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, o equipamento será um grande legado para a cidade, comportando diferentes usos. “Atualmente não há espaços destinados para grandes espetáculos ao ar livre. A Prefeitura encontrou o local ideal na região da Baixada de Jacarepaguá, em uma área de 123 mil m², que será totalmente equipada pela RioUrbe com elementos esportivos e para o lazer. Para os dias de shows, será construído um grande palco central. No caso de eventos de grande porte, duas outras áreas distintas para apresentações – um ambiente fechado e outro ao ar livre – serão dispostas de forma a permitir que esses outros shows ocorram concomitantemente ao principal”, explica o secretário.

A terraplenagem será feita em aterro compactado com material importado de jazida (saibro) e hidráulico por dragagem flutuante. A pavimentação será feita em asfalto no entorno do terreno (a pista também irá servir como ciclovia). Já a pavimentação urbanística será execução em diferentes áreas, com acabamentos em pedra portuguesa, grama sintética e vegetal, plaqueamento de concreto, saibro e arborização.

Também está previstos no projeto a construção de churrasqueiras, além de instalações sanitárias permanentes, que vão complementar as provisórias em dias de shows. O projeto procura compatibilizar esses diferentes usos numa mesma área. A construção do Parque também objetiva dar continuidade às ações ecológicas de recuperação do sistema lagunar da Baixada de Jacarepaguá. O Parque está sendo construído na Avenida Salvador Allende, s/n°, no Recreio dos Bandeirantes.

Fonte: DOM

Postado por:
Categorias:
Esporte, Evento, Investimento, Música, Turismo