Um jeito de ver o Mundo….

Pela Paz no Rio de Janeiro

26 nov 2010

A notícia que todos nós cariocas gostaríamos de saber(ler, ouvir,…) nessa quinta-feira é que não houve nenhum ataque nessa madrugada…

Nós do Visão Carioca procuramos mostrar o lado bom da cidade maravilhosa e ficamos tristes vendo um bombardeio de notícias de tragédias, aulas suspensas, ônibus recolhidos durante o dia, eventos cancelados,…

Abrimos essa exceção(de falar de violência) apenas para pedir os cariocas(não só os nascidos no Rio, mas o de coração também) de boa vontade, independente da religião, para nos unirmos para apelar pela Paz no Rio de Janeiro. As autoridades religiosas de algumas religiões estão também se mobilizando para pedir Paz para o Rio.

Igreja faz apelo pela Paz

Desde o último domingo, 21 de novembro, uma onda de violência atinge o Rio de Janeiro. Arrastões, atentados a ônibus, carros e confrontos com policiais têm assustado os moradores da cidade. Segundo o balanço mais recente da Policia Militar, 55 veículos foram queimados até a manhã desta quinta-feira, 25, 55 pessoas foram presas, 121 detidas e 29 armas apreendidas. Somente hoje, pelo menos 18 veículos foram queimados.

Com o apoio da Marinha, policiais entraram na comunidade Vila Cruzeiro nesta quinta-feira. O intenso tiroteio fechou o comércio e as escolas da região, ao todo 17 e também 12 creches não funcionaram pela manhã, deixando mais de 12.400 alunos sem estudar. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro também suspendeu as aulas até sexta feira.

O Vigário Episcopal da Leopoldina e coordenador da Pastoral das Favelas, Monsenhor Luiz Antônio Lopes comentou a situação e fez um apelo às autoridades públicas.

– Temos sido bombardeados por essas noticias de violência e percebemos essa realidade cada vez mais próxima de nossas residências. O poder público tem que se fazer presente. Todo o confronto é um risco muito grande para a população. Eu faço um apelo não só para as autoridades, mas também para a população. Para que todos tomem cuidado e não se exponham nessa situação, pediu Monsenhor Luiz Antônio.

A violência também ganhou a internet, através das redes sociais. Nove dos dez termos mais citados do microblog Twitter, na tarde dessa quinta feira, eram relacionados aos ataques no Rio de Janeiro.

O Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, demonstrou a sua solidariedade com todos os que estão vivenciando a violência na cidade e lamentou os acontecimentos.

– Estamos sofrendo, junto de todos, mas com muita confiança e esperança de que tudo vai se resolver. Creio que o nosso apelo aos que estão no Rio é de que rezemos e trabalhemos pela paz. Temos certeza de que as autoridades vão encontrar, na luz de Cristo e na responsabilidade com a cidade, um clima que favoreça o Rio de Janeiro, disse.

Raquel Araujo

Igreja no Rio clama pela Paz

No próximo sábado, dia 27 de novembro, a Igreja no Rio de Janeiro vai apresentar a Deus seu clamor de paz pela Cidade. O Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, das 22h até meia-noite, estará presidindo um momento de oração diante de Jesus Eucarístico, na capela do Edifício João Paulo II, na Glória. A Rádio Catedral FM 106,7 transmitirá ao vivo esse tempo de intercessão, que reunirá todas as comunidades da Arquidiocese junto de seu Pastor para pedir a intervenção de Deus para que cesse a violência no Estado.

A intenção é reunir os fieis pelas ondas da Rádio para que, em suas comunidades de origem – onde os sacerdotes encerrarão o encontro dando bênçãos com o Santíssimo Sacramento – ou mesmo em suas casas, todos façam das duas horas de oração um intenso momento de intercessão pelo Rio de Janeiro.

A Igreja local, rogando ao seu padroeiro, São Sebastião, e a Nossa Senhora da Penha se unirá em oração, plena da confiança em Deus de que as autoridades tomem as decisões corretas para que, em breve, os cidadãos possam voltar a viver a verdadeira paz de Cristo.


Nice Affonso

Fonte: Arquidiocese do Rio

Postado por:
Categorias:
Cidadania, Mensagem