Um jeito de ver o Mundo….

Mostra Expedição Langsdorff

02 set 2010

História da Expedição de Langsdorff ao Brasil é tema de exposição no CCBB

Até o dia 26 de setembro, a curiosa mostra Expedição Langsdorff está no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro da cidade, trazendo detalhes da primeira expedição exploratória pelo território brasileiro, realizada entre 1821 e 1829, sob a liderança do médico alemão russo Georg Heinrich Langsdorff.

Quem for até lá poderá conhecer os 120 desenhos e aquarelas confeccionados pelos artistas Rugendas, Taunay e Florence durante a longa viagem que contou com a presença de vários artistas, botânicos, naturalistas e cientistas. Foram quase 17 mil quilômetros percorridos entre o Rio de Janeiro e Pará, registrando paisagens e cenas da flora, da fauna e da população brasileira. Hoje, todo esse material está no Arquivo da Academia de Ciências de São Petersburgo, na Rússia.

Os cariocas e os visitantes da cidade também terão a oportunidade de ver os 36 mapas originais do cartógrafo russo Nester Rubtsov, exibidos pela primeira vez no Brasil. Todos são projetados nas salas de exibição e comparados com mapas atuais, o que revela a exatidão com os feitos na época. Outra atração da exposição são os trechos selecionados do diário de Langsdorff, narrados em português, levando detalhes da aventura científica ao interior do país.

Um detalhe interessante da Mostra é a interatividade com o público, proposta pelas Oficinas de pintura em aquarela, uma boa ideia de diversão para todas as idades. Arte-educadores distribuem material didático e incentivam o público a criar diários de bordo e cadernos de registros.

Com entrada gratuita, a Mostra é uma opção de passeio para toda a família. Antes de chegar aqui, a Mostra já passou por São Paulo e Brasília.

Exposição Expedição Langsdorff
Exposição: até 26 de setembro de 2010
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66
Informações: (21) 3808-2020 – www.bb.com.br/cultura
De terça-feira a domingo, de 9h às 21h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre

Foto: Divulgação

Fonte: GuiaRio