Um jeito de ver o Mundo….

Exposição sobre negros pode ser vista até domingo no Centro Cultural da Gamboa

15 out 2008

Esta é a última semana da exposição O Refluxo da Diáspora, no Centro Cultural Municipal José Bonifácio, na Gamboa. A mostra reúne ampla pesquisa bibliográfica, documentos e fotografias de Milton Guran.

O levantamento histórico relata a trajetória dos libertos que, após a Abolição, em 1888, voltaram para a África. A maioria dos ex-escravos retornou por falta de trabalho, já que a mão-de-obra passou a ser composta por imigrantes assalariados.

O produtor cultural Jorge Antônio da Silva, de 43 anos, morador da Gamboa, acredita que a exposição “leva conhecimento às pessoas e permite resgatar a história do negro”.

Wesley da Silva Santana, estudante de 17 anos, também morador do bairro, freqüenta o Centro Cultural José Bonifácio desde 2006. Já participou das aulas de canto e atualmente está inscrito no programa Agente Jovem. “Este lugar é fundamental para a comunidade, pois somos carentes em vários aspectos”, diz.

Com entrada franca, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 17h. O Centro Cultural Municipal José Bonifácio fica na Rua Pedro Ernesto, 80. Mais informações pelos telefones 2233-7754 e 2253-6255.

Fonte: Notícias Rio

Postado por:
Categorias:
Dicas, Educação, Fim de semana, História