Um jeito de ver o Mundo….

Rio Capital da Bicicleta

29 jan 2010

Rio Capital da BicicletaA Prefeitura do Rio lança neste domingo, dia 31, às 13h, na Praia de Ipanema, uma grande campanha de educação ambiental para apoiar seu programa estratégico “Rio Capital da Bicicleta”, incluído entre as metas do governo para reduzir em 8% as emissões de gases do efeito estufa até o final de 2012. Em barracas instaladas junto ao calçadão, na altura do Jardim de Alah, técnicos e agentes ambientais darão dicas para a manutenção e conservação das bicicletas, orientação para ter uma vida mais saudável através do ciclismo e curso para melhorar as relações entre pedestres, ciclistas e motoristas.

A campanha, orientada pelo Centro de Educação Ambiental da SMAC, acontecerá até 11 de abril, seguindo para outros pontos da orla, do Leme ao Pontal, em ação conjunta com a CET-Rio e as secretarias municipais de Educação e de Saúde, incluindo palestras em escolas, ONGs e empresas privadas.

A SMAC pretende mostrar ao público que a bicicleta não é apenas um veículo de lazer, mas importante meio de transporte limpo que preserva o meio ambiente e contribui para uma vida mais saudável.

Algumas ações também foram pensadas para atender ao calendário ecológico, como é o caso do Dias Mundiais: da Água (22 de março), do Meio Ambiente (5 de junho) e Sem carro (22 de setembro), entre outras datas comemoradas anualmente.

A adoção das bicicletas como meio de transporte triplicou entre 1994 e 2004. A prefeitura tem como meta dobrar a sua malha cicloviária, hoje com 150km de extensão, até 2012.

Fonte: DOM