Um jeito de ver o Mundo….

Combate à poluição nas areias da Orla Rio

25 nov 2011

Campanha de educação ambiental nas Praias Cariocas

 

Quem não gosta de ir a praia e ver que está tudo limpo? Mesmo para aqueles que só curtem a praia só a noite é fundamental encontrar um ambiente agradável e não ter a impressão que foram animais que passaram por ali, não é verdade?

É claro que no fim do dia a Comlurb(Companhia Municipal de Limpeza do Rio) faz o seu papel, muito bem feito por sinal, mas leva um tempo para deixar tudo em ordem.

O Verão está chegando, época em que a orla carioca fica “bombando” (muito cheia) e com isso toneladas de lixo são produzidas nas praias. Então a melhor forma de minimizar o problema é educando o povo (lembram que anos atrás ninguém utilizava o cinto de segurança nas carros e hoje, depois de uma forte campanha do uso do cinto, a maioria das pessoas automaticamente colocam o cinto ao sair com o carro?).

Pensando nisso, amanhã(26) a Prefeitura começa ações de educação ambiental na praia do Leme com orientações para os frequentadores a deixarem qualquer tipo de comida e materiais que envolvem os alimentos nas lixeiras existentes nas calçadas e que evitem a circulação de cachorros nas areias. Será montada uma tenda na praia e uma equipe vai distribuir material de divulgação sobre o monitoramento das areias. E os banhistas que se interessarem terão a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre o programa AREIAS CARIOCAS, em que técnicos da Secretaria de Meio Ambiente vão apresentar como são identificadas as bactérias indicadoras de poluição.

O Programa AREIAS CARIOCAS avalia a qualidade das areias de 27 praias cariocas e do Piscinão de Ramos, com o objetivo de assegurar as condições adequadas à recreação de contato primário, através da orientação e monitoramento de ações públicas e privadas.

A campanha será feita nos próximos 2 finais de semana, das 9h às 13h, e volta no começo do verão no dia 22/12 indo até 20/03/2012.

Pessoal vamos nos conscientizar da importância de pequenas atos (jogar o lixo na lixeira) e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Programação:

Horário: das 9h às 13h:

Datas e Locais:

Dia 26/11 (sábado): Leme, no ponto central da praia;

Dia 27/11 (domingo): Copacabana, no calçadão em frente à Rua Souza Lima;

Dia 03/12 (sábado): Ipanema, no calçadão em frente à Rua Maria Quitéria;

Dia 04/12 (domingo): Leblon, próximo ao Baixo Bebê.

Obs.: a campanha vai recomeçar no período oficial da Estação Verão (22/12/2011 a 20/03/2012).