Um jeito de ver o Mundo….

Travessa 1 será reinaugurada nessa segunda

22 jan 2010

Aviso na fachada da primeira Livraria da Travessa, no Centro do Rio, resume a nova filosofia da loja

TRAVESSADesde o final de 2009, a rede de lojas Livraria da Travessa adotou novo perfil em sua loja original, na Travessa do Ouvidor, no Centro do Rio de Janeiro, privilegiando as editoras independentes e universitárias. Nos 250m2 da Travessa 1 já é possível encontrar livros que de uns tempos para cá só eram comprados através de sites especializados. Para comemorar a mudança, está programada uma festa, das 11h30 às 20h, no dia 25 de janeiro, aliando música e literatura.

Bibliodiversidade é o conceito por trás desta mudança estratégica adotada pela Livraria da Travessa. A rede percebeu a crescente e constante demanda por títulos com poder de vendas a curto prazo menores do que os inúmeros Best Sellers que inundam as prateleiras do país. É o reconhecimento da força dos chamados Long Sellers, Forever Sellers ou Slow Sellers (que vendem a longo prazo, sempre ou aos poucos).

Entenda-se por bibliodiversidade a saudável e necessária variedade de títulos à disposição dos leitores. É a diversidade cultural aplicada ao mercado editorial, hoje concentrado pela superprodução que favorece a predominância e visibilidade de alguns grandes grupos editoriais.

Nei Lopes - DivulgaçãoPara marcar tal mudança, a Travessa 1 programou um dia inteiro de festa. Na segunda-feira, dia 25 de janeiro, as atividades terão início às 11h30, com a atriz Betina Kopp declamando poemas. Ao meio-dia, os livreiros antigos da livratria farão uma ‘lavagem’ da estátua do músico e compositor Pixinguinha, situada quase na porta da loja. Logo em seguida haverá uma apresentação de chorinho com o grupo Flor na Lapela e, às 17h30, bate-papo informal com Carlos Monte, ex-diretor da Portela e autor do livro “A Velha Guarda da Portela”, da editora Manati; e Nei Lopes, compositor, cantor e escritor, com trabalhos associados à cultura africana. O encerramento da comemoração será show do trio Subindo a Ladeira.

O projeto é um investimento da Livraria da Travessa e de dois aliados de peso: a LIBRE (Liga Brasileira de Editoras) e a ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). As duas associações reúnem mais de 200 pequenas e médias editoras, efetivamente agentes e defensoras da diversidade editorial.

O atendimento especial – marca registrada da Travessa – aliado ao olhar diferenciado para o que acontece no mercado editorial fará da Travessa 1 o espaço ideal para a difusão de novas ideias, agitação cultural e pluralidade do setor.


Programação dia 25 de janeiro de 2010

11h30 – Poemas por Betina Kopp
12h – Lavagem da estátua de Pixinguinha
12h30 – Chorinho com o grupo Flor na Lapela
17h30 – Bate-papo com Carlos Monte e Nei Lopes
19h – Show do trio Subindo a Ladeira

TRAVESSA 1
Endereço: Travessa do Ouvidor, 17 – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: 3231-8015
Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h
Site: www.travessa.com.br