Um jeito de ver o Mundo….

Travessa 1 promove debate sobre os caminhos da poesia contemporânea

24 fev 2010

Evento reunirá sete poetas brasileiros, além do português Luis Serguilha. Eles e outros 37 autores responderam à pergunta-título do primeiro volume da coleção “Os Contemporâneos”

A Travessa 1 – primeira loja da rede Livraria da Travessa – promove na quinta-feira, dia 25 de fevereiro, às 17h30, o debate “Os caminhos da poesia contemporânea: como chegar efetivamente ao leitor?”, com os poetas  Antonio Cícero, André Vallias, Márcio-André, Tavinho Paes, Luis Serguilha, Edson Cruz e Victor Paes. O evento faz parte do lançamento do livro “O que é poesia?”, da Confraria do Vento/Calibán.

Primeiro volume da coleção Os Contemporâneos, “O que é poesia?” traz 45 relevantes poetas brasileiros, portugueses e hispano-americanos respondendo a essa pergunta. A organização é do baiano Edson Cruz, que fez a pergunta em seu blog no ano passado. O resultado é uma reflexão sobre o fazer poético, um documento vivo do panorama literário contemporâneo e raríssimos encontros numa mesma edição, como: Ademir Assunção, Aníbal Beça, Augusto de Campos, Carlito Azevedo, Claudio Daniel, Claudio Willer, Floriano Martins, Frederico Barbosa, Glauco Mattoso, Horácio Costa, Jorge Tufic, José Kozer, Marcos Siscar, Nicolas Behr, Ricardo Corona e Ricardo Silvestrin, além dos já citados acima.

Desde o final de 2009, a rede de lojas Livraria da Travessa adotou novo perfil em sua loja original, na Travessa do Ouvidor, no Centro do Rio de Janeiro, privilegiando as editoras independentes e universitárias e  reconhecendo a força dos chamados Long Sellers, Forever Sellers ou Slow Sellers (que vendem a longo prazo, sempre ou aos poucos). Em janeiro de 2010, a loja organizou um dia inteiro de festa, com leitura de poemas, shows de chorinho e bate-papo com os escritores Carlos Monte e Nei Lopes para marcar a mudança.

O projeto é um investimento da Livraria da Travessa e de dois aliados de peso: a LIBRE (Liga Brasileira de Editoras) e a ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). As duas associações reúnem mais de 200 pequenas e médias editoras, efetivamente agentes e defensoras do conceito de bibliodiversidade estampado na fachada da loja, que nada mais é do que diversidade editorial.

LANÇAMENTO DO LIVRO “o QUE É POESIA?” E DEBATE “Os CAMINHOS DA POESIA CONTEMPORÂNEA: COMO CHEGAR EFETIVAMENTE AO LEITOR?”
DATA: quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010, a partir das 17h30
LOCAL: TRAVESSA 1
ENDEREÇO: Travessa do Ouvidor, 17 – Centro – Rio de Janeiro
TELEFONE: 3231-8015

Foto: Travessa 1

Postado por:
Categorias:
Dicas, Educação, Evento