Um jeito de ver o Mundo….

O “Olhar estrangeiro no cinema” é o tema da terceira edição do Cineclube Baukurs

11 set 2009

Sessões acontecem sempre aos sábados, às 19h, nas filiais Jardim Botânico e Barra do curso de alemão

BauKursEm sua terceira edição, o Cineclube Baukurs confirma-se um dos pilares da ponte cultural que o curso de alemão se propõem a construir entre o Brasil e a Alemanha, com sessões no Jardim Botânico e na Barra. Com o tema “Olhar estrangeiro no cinema”, volta no próximo dia 12 de setembro com o filme “O Processo”, de Orson Welles, na filial do Jardim Botânico. Após a exibição, haverá palestra/debate com Susana K. Lages, professora do departamento de Letras, da UFF, especializada em literatura brasileira e alemã.

O Cineclube Baukurs é uma iniciativa de Kim Schünemann de Miranda, um dos filhos da sócia-fundadora do curso, Thea, junto com Paula Serpa, Fernanda Cury e Leonardo Vieira. O objetivo da mostra, segundo Kim, é reunir um representativo quadro sobre o papel do cinema como agente provocador do debate a respeito de nossos limites diante do encontro com o outro, através da seleção de destacados filmes alemães e de outras nacionalidades.

– Em uma época de progressivo empobrecimento das identidades, procurar salvar as marcas do estrangeiro pode ser um gesto de desafio, que pense o sonho de liberdade para além dos mapas, credos ou profissões, anunciando a Arte como espaço e tempo de acolhida, justifica Leonardo.

A programação desta edição do Cineclube trará obras dos alemães Wim Wenders e Fassbinder, dos brasileiros Walter Salles e Marcelo Gomes, além do sueco Ingmar Bergman, dos franceses Daniele Huillet & Jean-Marie Straub e o já citado norte-americano Orson Welles, entre outros. No quesito raridade, destaque para “O medo que devora a alma”, de Fassbinder, que só foi possível conseguir uma cópia com legendas em inglês. Veja a programação completa, abaixo.

História do Baukurs

A história da escola teve início em 1978, quando quatro professores decidiram unir-se para atender ao aumento da demanda por aulas de alemão naquela época. As primeiras turmas ocuparam salas alugadas num antigo colégio em Ipanema, mas não demorou muito para ganhar sede própria no Jardim Botânico.

O nome Baukurs é uma adaptação da palavra alemã “aufbaukurs” ou “curso em formação”. Hoje, além da sede na Zona Sul do Rio, o curso tem uma filial na Barra da Tijuca, no shopping Barra Square, que somam cerca de 450 alunos de alemão e de português para estrangeiros.

Há oito anos, a sede ocupa uma simpática casa no Jardim Botânico, onde foi possível conciliar os interesses de Thea Schünemann, única das sócias-fundadoras a continuar com o negócio. A casa abriga o Baukurs-Kaffe, comandado pela chef Verônica Friaça (ex-Laguiolle Café). O menu do almoço executivo inclui uma entrada e um prato principal, além de uma pequena sobremesa, oferecida como cortesia da casa.

Outros encontros promovidos pelo Baukurs são os “Caldos Culturais”, que reúnem pessoas para um papo sobre um livro, um espetáculo ou outra manifestação cultural interessante tanto para brasileiros como para alemães.

A novidade este ano fica por conta do segundo filho de Thea. Flautista da Pro-Arte, Noah organiza, desde o final de agosto, o “Samba com Chucrute”, roda de samba que vem atraindo gente para a varanda da casa no final das tardes de domingo.

JARDIM BOTÂNICO
12 de setembro –  O processo — Orson Welles
19 de setembro –  Asas do Desejo- Wim Wenders
26 de setembro –  Terra estrangeira — Walter Salles
03 de outubro  –  Contra a parede — Fatih Akin
10 de outubro  –  O medo devora a alma — Fassbinder
17 de outubro  –  Cinema, aspirinas e urubus — Marcelo Gomes
24 de outubro  –  O ovo da serpente — Ingmar Bergman
31 de outubro  –  Paraíso — Tom Tykwer
07 de novembro –  Klassenverhältnisse — Daniele Huillet & Jean-Marie Straub
14 de novembro –  Buena Vista Social Club — Wim Wenders
28 de novembro –  Do outro lado — Fatih Akin

BARRA
19 de setembro –  O medo devora a alma — Fassbinder
10 de outubro  –  Asas do Desejo — Wim Wenders
14 de novembro –  Do outro lado — Fatih Akin

SERVIÇO:

CINECLUBE BAUKURS
DATA: sábados, às 19h

BAUKURS JARDIM BOTÂNICO:
Rua Visconde de Carandaí, 5
Tels: 2294-6017 / 2540-6455

BAUKURS BARRA DA TIJUCA – Shopping Barra Square
Av. das Américas, 3.555 Bloco 2/sala 301
Tel: 3528-7788

Postado por:
Categorias:
Cinema, Dicas, Fim de semana