Um jeito de ver o Mundo….

Solteira, Casada, Viúva, Divorciada

11 ago 2009

A peça que rendeu o Prêmio Shell à Lília Cabral há 17 anos, volta aos palcos no Teatro Café Pequeno Leblon e mostra que problemas de relacionamentos são atemporais

Viuva e casadaA peça escrita há 17 anos e remontada pela diretora Rose Abdallah (sua primeira direção fora da Cia Fudidos Privilegiados) reapresenta ao público a história de Vilma, Maria do Carmo, Celeste e Catarina, quatro mulheres em busca de amor e sucesso. Representadas pelas atrizes Carolyna Aguiar e Kamila Pistori, o binólogo baseia-se em quatro esquetes de diferentes autores como Noemi Marinho, Luiz Arthur Nunes, Maria Adelaide Amaral e Regiana Antonini. Em uma hora de espetáculo, o público nitidamente se identifica com as situações vividas pelas quatro mulheres, que em 1993 rendeu o Prêmio Shell de melhor atriz à Lilia Cabral.

A plástica do espetáculo baseia-se fundamentalmente em uma radical caracterização das personagens, através de um conjunto de figurinos e perucas que ricamente vestem estas mulheres que, de certa forma, representam todas as mulheres que conhecemos. Em um dos grandes momentos da peça, a experiente atriz, Carolyna Aguiar, atua como Vilma, a hilária e recalcada plantonista do “Você não está só”, uma central telefônica onde pessoas solitárias com problemas amorosos entram em contato para desabafar. Como em qualquer central, Vilma enfrenta além dos problemas amorosos, alguns trotes e assédios. Como qualquer mulher, a “personagem – terapeuta” dá conselhos que, na maioria das vezes, ela mesma não consegue seguir.

Tendo em foco a condição feminina, a atriz e idealizadora do espetáculo, Kamila Pistori, acredita que a peça levanta não apenas conflitos existenciais desse mesmo sexo, como também a auto-estima e também suscita a idéia de que nenhum indivíduo está imune às tais fatalidades. “Abandonadas, traídas, reprimidas e sozinhas, elas vão ao fundo do poço e emergem, utilizando-se de subterfúgios dos mais engraçados para continuar vivendo, mostrando que o ser humano pode lidar de maneiras distintas com sentimentos semelhantes. Quantos sonhos, planos e desejos não acontecem, o que acontece conosco? No que nos transformamos? Pois essas quatro hilárias – dramáticas mulheres vão nos mostrar como elas próprias descascam os seus abacaxis”, conta a atriz.

“Solteira, Casada, Viúva, Divorciada”. Em qual situação você se enquadraria? Com relacionamentos cada vez mais instantâneos, nesta nova roupagem da peça, muitos se identificarão com as quatro. O espetáculo entra em cartaz dia 04 de agosto no Teatro Café Pequeno, no Leblon, e terá apresentações terças e quartas, às 20h.

Serviço:
Local:
Teatro Café Pequeno. Avenida Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon (2294-4480)
Data: Terça e quartas, às 20h
Encerramento da temporada: dia 16 de setembro (quarta-feira)
Valor: R$ 20
Duração: 60 minutos
Capacidade: 120 lugares
Estacionamento: R$5 (cinco horas)
Classificação: 12 anos

Ficha Técnica:
Textos:
Solteira – Maria Adelaida Amaral
Casada – Noemi Marinho
Viúva – Luiz Arthur Nunes
Divorciada – Regiana Antonini

Direção Cênica:
Rose Abdallah
Elenco: Carolyna Aguiar e Kamila Pistori
Cenário: Letícia Ponzi
Figurino: Nello Marrese
Iluminação: Daniela Sanchez
Sonoplastia: Gabriel Fomm
Programação visual: Que Comunicações
Assistente de direção: Leonardo Marona
Produção: Lidy Marx

Postado por:
Categorias:
Dicas, Teatro