Um jeito de ver o Mundo….

Cento e cinquenta novos Pontos de Cultura fazem festa no Rio de Janeiro

23 jul 2009

culturaÉ do Estado do Rio de Janeiro o recorde de inscrições e participação de municípios do interior no Programa Mais Cultura, desenvolvido pelo Ministério da Cultura em parceria com os estados. Dos 715 projetos inscritos, 51% vieram do interior do Rio, da Baixada e do Leste Fluminense, enquanto 49% partiram da capital. Isso mostra a inversão de uma tendência histórica e configura um redesenho do perfil cultural do estado.

Ao todo, foram recebidas propostas de 84 municípios (o que representa 91% do estado) e selecionados 150 projetos de 69 municípios (75% do estado) para a criação de Pontos de Cultura, totalizando um investimento de 27 milhões e 400 mil reais, feitos pelo MINC (2/3 do total) e pelo Estado (1/3).

A iniciativa faz parte do Programa Mais Cultura, lançado pelo Ministério da Cultura, agora em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, com o objetivo de ampliar o número de pontos no estado.

O investimento será distribuído ao longo de três anos e cada um dos projetos selecionados receberá R$ 180 mil (R$ 60 mil por ano). Os recursos poderão ser utilizados na realização de cursos e oficinas, produção de espetáculos e eventos culturais, compra de equipamentos, entre outras propostas.

Para comemorar o resultado histórico, a Secretaria de Estado de Cultura e o Ministério da Cultura promovem, no próximo dia 29 de julho, às 10h, a Festa de Confraternização dos Novos Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião, o Palácio Guanabara receberá os representantes dos 150 novos pontos contemplados pelo programa, com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e da Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, além de autoridades e personalidades do setor no estado.

Estão previstas apresentações do Boi Pintadinho, de Miracema; da Orquestra de Cavaquinhos Apanhei-te Cavaquinho, de Cabo Frio; e de um show de choro da Escola Portátil de Música. Todos os três grupos foram selecionados como Ponto de Cultura nesse edital.

A nova rede, com 150 pontos distribuídos pelas 8 regiões do estado, promete revolucionar o mapa cultural do Rio de Janeiro.

A lista completa dos projetos selecionados pode ser consultada no Diário Oficial do Estado ou no site www.pontodecultura.rj.gov.br.
 
Fonte: imprensa.rj.gov.br

Postado por:
Categorias:
Investimento