Um jeito de ver o Mundo….

Quinta da Boa Vista tem visitas guiadas com a Guarda Municipal

17 mar 2009

O mais recente programa socioeducativo da Guarda Municipal do Rio, Por Dentro da Quinta, oferece visitas gratuitas pelos principais pontos turísticos e históricos da Quinta da Boa Vista – um dos maiores parques urbanos da cidade, e que abriga o Jardim Zoológico -, guiadas por guardas municipais.

Fruto de parceria entre a GM-Rio e a Riotur, o projeto envolve ainda a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Fundação RioZoo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No roteiro de duas horas, os visitantes percorrem parte da área externa da Quinta da Boa Vista.

Sob orientação dos guardas, o público tem uma verdadeira aula a respeito do Paço de São Cristóvão, que hoje abriga o Museu Nacional, mantido pela UFRJ, e sobre a arquitetura, as grutas e os lagos artificiais da Quinta, projetados pelo paisagista francês Auguste Glaziou entre 1866 e 1876.

Idealizado por um guarda da 8ª Inspetoria da GM-Rio (Tijuca), responsável pelo parque, o projeto foi logo abraçado pelos órgãos envolvidos. Para sua implantação, 12 agentes fizeram um curso de capacitação, com aulas teóricas e práticas, dadas por instrutores da Academia da Guarda e professores da UFRJ. Entre as disciplinas, eles aprenderam História da Família Real, Oratória, Relações com o Público, Língua Portuguesa e Preservação Ambiental e Reserva Ecológica da Quinta da Boa Vista.

As visitas acontecem às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, duas vezes por dia (às 9h e às 14h), para grupos com no mínimo 10 pessoas. Os interessados devem agendar um horário no Núcleo Socioeducativo da GM-Rio, pelo telefone 3295-5745, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fotos: Divulgação/ GM-Rio

Fonte: Notícias do Rio