Um jeito de ver o Mundo….

Entrega do Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura

17 nov 2010

Através de uma iniciativa do Sesc Rio em parceria com a L21 Conteúdo, a Cidade Maravilhosa, e também o interior do estado, passou por dois meses de agitação na produção artística-cultural: uma “competição” entre os melhores projetos culturais produzidos no Rio de Janeiro. Foram dois meses de inscrições onde 190 projetos foram selecionados para concorrer a uma verba total de 1,8 milhão de reais.

Foram dez categorias de premiação onde a excelência artística, o cumprimento das normas do regulamento e a viabilidade prática da produção contavam como critérios fundamentais para a seleção dos projetos.

O vencedor de cada uma delas ganhará R$200 mil (na categoria Novos Talentos o prêmio será dividido pelas subcategorias – R$40 mil para cada)para a produção, execução e apresentação dos projetos em um prazo máximo de 8 meses. O objetivo desta iniciativa, segundo os organizadores do evento é proporcionar uma nova forma de relacionar cultura fomentando, semeando, movimentando o setor cultural no estado do Rio de Janeiro.

Ontem, dia 16 de novembro houve uma grande festa no Sesc Ginástico para anunciar os vencedores do Prêmio Sesc de Fomento à Cultura.

1.Novos Talentos:
Cinema Documentário: O Brasil de Pero Vaz de Caminha
Teatro Jovem: Margot

2.Teatro Infantil: “O Menino que vendia palavras”

3.Novas Mídias: “Revista Digital Overmundo”

4.Literatura Jovem: “Eros e Psiquê”

5.Dança: “Cabeção de Nego”

6.Artes Visuais: “Anna Bella Geiger”

7.Cinema documentário: “Amir Haddad: Cena Nua”

8.Música: “Saudações Egberto”

9.Teatro Adulto: “Turbilhão”

Nesse primeiro ano do Prêmio, o Sesc realizou uma bela homenagem ao ator, diretor e roteirista Sérgio Brito. Com 87 anos de idade, dos quais 65 dedicados aos palcos, o ator se destaca como um exemplo de talento, dedicação e inspiração para incentivar os novos atores ao trabalho e à paixão pela Cultura. Com um sorriso amigo, fala bem direta, Sérgio fez um brinde à alegria.

Acompanhe a realização dos projetos nos sites:

http://www.sescrjfomentocultura.com.br/blog/

http://www.facebook.com/PremioSESCRio

http://twitter.com/premiosescrio

http://www.sescrjfomentocultura.com.br