Um jeito de ver o Mundo….

Prefeito do Rio lança o Portal Palácio da Cidade

01 jul 2009

Palácio da CidadeO prefeito Eduardo Paes lançou em Botafogo, o portal do Palácio da Cidade (www.palaciodacidade.rio.rj.gov.br), que entrou no ar às 14h desta segunda-feira, dia 29, com o objetivo de estreitar o contato entre o prefeito do Rio e a população.

O evento contou com a participação do secretário municipal da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, representantes da IplanRio (Empresa Municipal de Informática)  e de jornalistas, que puderam conferir, por meio de laptops, todas as ferramentas do novo portal, considerado diferente de tudo o que já foi feito até hoje, em termos de websites oficiais de governos no País.

Durante a apresentação, o prefeito falou sobre o projeto, bem como da importância de buscar estar mais perto do cidadão, ouvindo sugestões e reclamações e procurando atendê-las.

– A informática, com os seus avanços, é mais um instrumento de aproximação entre as pessoas. Por isso, criamos uma ferramenta que me dá a capacidade de manter um diálogo aberto com os cariocas, que poderão me dizer o que não está funcionando. Paes disse ainda que prefere, no entanto, o contato pessoal.

– Que fique bem claro que não surge aqui um prefeito escravo da Internet, ou das novas tecnologias, para se relacionar com as pessoas. Apesar da população contar com a interatividade do portal, acho que nada substitui o contato pessoal.

Em coletiva à imprensa, logo após a apresentação do portal, o prefeito do Rio destacou investimentos importantes para a Cidade, como a ampliação do acesso à Internet para pessoas de baixa renda.

– Espero, para este segundo semestre, lançar o projeto Praças Digitais. Vamos instalar quiosques em diversos pontos do Rio, onde os moradores terão acesso às novas tecnologias, poderão acessar a Internet gratuitamente e fazer pesquisas – disse ele, que anunciou para amanhã, dia 30, a sanção do projeto “Minha Casa, Minha Vida no Rio”.

– O Rio será a cidade campeã do projeto Minha Casa, Minha Vida. Estou sancionando nesta terça-feira o “Minha Casa, Minha Vida” municipal, antes mesmo da própria lei federal do presidente Lula. Vale lembrar que o Rio de Janeiro é a única cidade brasileira a ter aprovado todos os incentivos e isenções no sentido de ter esse projeto – disse o prefeito, anunciando para julho deste ano o anúncio de 40 mil casas, já em processo de licenciamento.

O portal

De forma fácil e rápida, o carioca poderá acessar o site de casa, do trabalho, do celular ou de uma lan house, e ficar informado sobre tudo o que a Prefeitura está fazendo para melhorar a qualidade de vida na Cidade. Além disso, o visitante poderá enviar mensagens, sugestões, idéias e tirar dúvidas, utilizando o que há de novo em termos de interatividade. O internauta poderá, inclusive, enviar fotos tiradas de seu celular e postar vídeos para ilustrar o comentário.

No Gabinete Interativo da Prefeitura do Rio, qualquer cidadão terá oportunidade de bater papo com o prefeito, que mensalmente participará de chats com a população. Também haverá, a cada mês, entrevista com uma personalidade carioca, com a participação dos internautas através de perguntas. Além disso, os principais eventos da Cidade serão transmitidos ao vivo via celular, e o Prefeito gravará mensagens em vídeo toda semana.

O portal também dará acesso direto a páginas de relacionamento do prefeito no Twitter, Orkut, Facebook, MySpace e BCYou. Este último vai permitir a troca de vídeos em tempo real, com a identificação geográfica de onde o internauta enviará suas imagens e sugestões a Eduardo Paes. Vale lembrar que o Rio é a primeira prefeitura do Brasil a utilizar a rede BCyou.com.

O conteúdo do portal será atualizado ao longo do dia, podendo conter informações que não chegaram ainda aos veículos de comunicação. Quem visitar o site regularmente saberá em tempo real o que a Prefeitura está fazendo pelos cidadãos. Assim como nos sites de notícias, a manchete estará sempre na página inicial do portal, em destaque, com fotos inéditas que poderão ser copiadas. Logo abaixo, à esquerda, uma lista com as últimas matérias enviadas. No meio da página inicial, a Agenda da Cidade, com os eventos programados pelas diversas secretarias municipais.

O portal também oferece ao internauta a chance de conhecer a história do Palácio da Cidade, construção tombada pelo Patrimônio Histórico, e fazer um tour virtual por suas dependências, conhecendo seus jardins e salões. É possível ainda saber curiosidades e fatos históricos que tiveram o Palácio da Cidade como cenário.

Um dos grandes destaques do portal é a TV Palácio, com imagens e comentários de fatos do dia e da semana. Na seção Ao Vivo, os principais eventos da Prefeitura serão transmitidos online. Quem, por exemplo, acessa A Semana vai assistir a um vídeo de Eduardo Paes, atualizado, com seu ponto de vista sobre o que está acontecendo de importante na Cidade. Em Vídeos do Celular, o internauta vai encontrar imagens feitas pelo próprio Prefeito, no seu dia-a-dia pela cidade.

Para completar, há um espaço onde o visitante pode se cadastrar e enviar mensagens, participar de chats, fóruns de discussão e, principalmente, contar o que está acontecendo na sua rua, no seu bairro, mandando sugestões e ideias para melhorar o Rio. Uma equipe da Prefeitura vai trabalhar para respondê-los em até 48 horas.

Texto: Flávia David

Fonte: Notícias do Rio

Postado por:
Categorias:
História, Investimento
  • Rui Brandão
    BOM DIA

    Por meio deste evio a minha sugestão para a reurbanização

    da avenida Dom Helder Camara, antiga Suburbana,trecho que vai do viaduto de Del Castilho ao Norte Shopping, no espaço entre as pistas uma boa ciclovia e espaço para corrida .E um bom espaço para praça em frente a descida do viaduto. Onde hoje e ocupada por caminhôes e carros.

    Necessitamos de mais aréas verdes e espaço para humanizar a populaçõa junto ao meio ambiente.

    Grato