Um jeito de ver o Mundo….

ECOMUSEU

24 jun 2009
Imagem aérea da Ponte dos Jesuítas - 1752

Imagem aérea da Ponte dos Jesuítas

O Ecomuseu é uma nova forma de musealização da vida comunitária, preocupa-se com o espaço vivido (território), com o patrimônio cultural e com a população como agente e beneficiária dessa ação. A principal motivação do Ecomuseu é a mobilização da comunidade na defesa do patrimônio e de seus modos de vida. Por isso é um Museu Vivo, integrado à mudança dinâmica da vida cotidiana, constituindo-se não só de bens materiais mas da cultura imaterial da comunidade, incluindo as memórias das manifestações do homem em seu meio, modos de subjetivação, meios de apropriação e uso de seus recursos naturais e culturais para o desenvolvimento local.

O segundo do gênero no Brasil, o Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro ou Ecomuseu de Santa Cruz, como é conhecido, compreende a soma de esforços de segmentos locais, na qual a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Comunidade trabalham em harmonia, sendo a história de Santa Cruz seu fundamento e a educação seu principal elo de ação.

Local: a sede do Ecomuseu está fica no Centro Cultural Municipal de Santa Cruz, na Rua das Palmeiras Imperiais, s/n, Santa Cruz.

Fonte: SMC

Postado por:
Categorias:
Ciência, Dicas, Turismo