Roteiro nos museus de São Cristóvão teve público recorde
O roteiro “Turismo Cultural no Bairro Imperial”, realizado no último fim de semana em cinco museus de São Cristóvão, recebeu um total de 8.709 visitas. Quando a Riotur estabeleceu o roteiro – em comemoração pela Semana Nacional de Museus, que este ano tem como tema “Museus e Turismo”- a expectativa era que os estabelecimentos recebessem, juntos, duas mil visitações.
Foram 5.114 visitas no Museu Nacional/UFRJ; 1.067 no Museu de Astronomia e Ciências Afins; 964 no Museu Militar Conde de Linhares; 950 no Museu Maçônico/Supremo Conselho e 614 no Museu do Primeiro Reinado/Casa da Marquesa de Santos.
O roteiro teve transporte gratuito, feito por quatro ônibus (dois adaptados para portadores de necessidades especiais) que partiam da Quinta da Boa Vista a cada 40 minutos, das 10h às 16h. Estudantes de Turismo da Universidade Veiga de Almeida acompanharam os trajetos, dando informações sobre o bairro e sua importância histórica. Os visitantes podiam descer em um ponto, visitar um museu e tornar a pegar o ônibus outra vez, seguindo para o próximo destino. Todos os museus participantes ofereceram entrada gratuita e uma série de atividades especiais.
– Já esperávamos que o circuito pelos museus fosse um sucesso, o que comprova o enorme potencial turístico da região. Vamos trabalhar agora para tornar esse roteiro histórico-cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão um novo produto turístico da cidade, atraindo o interesse de cariocas e turistas – disse o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.
Além da Secretaria Especial de Turismo do Município do Rio de Janeiro/Riotur, apoiaram iniciativa a Secretaria Municipal de Cultura, Câmara Comunitária de São Cristóvão, Rio-Ônibus, Universidade Veiga de Almeida, Construtora Concal e Banco do Brasil.
Fonte: Notícias do Rio
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- Dicas, Educação, História, Turismo