Um jeito de ver o Mundo….

Rio lidera o ranking das escolas com notas mais altas no Enem

30 abr 2009
Colégio São Bento comemora a colocação com cartazes nos corredores

O último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2008) revela que das cem escolas com notas mais altas 29 são do Rio de Janeiro, inclusive a primeira colocada, o tradicional Colégio de São Bento. Pelo segundo ano consecutivo, o São Bento lidera o ranking, com média de 80,58 pontos na prova objetiva e na redação.

Clique aqui e veja a classificação das escolas

Depois do Rio, Minas Gerais é o estado com maior número de estabelecimentos no topo da lista: 23. São Paulo ficou em terceiro lugar, com 20. Em 12 estados – todos os da Região Norte, dois do Centro-Oeste e três do Nordeste -, nenhum colégio obteve pontuação suficiente para figurar entre os cem primeiros colocados.

Três escolas mineiras vêm logo atrás do São Bento. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, na terceira posição, é o líder da rede pública .

O Enem teve 2,9 milhões de participantes no ano passado, dos quais 1,1 milhão eram estudantes do ensino médio – os demais já haviam concluído esse nível de escolaridade. Os resultados individuais do exame foram divulgados em novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Entre as mil escolas com piores notas no Enem 2008, 965 são estaduais . Escolas particulares predominam entre as cem melhores: são 83. Das 17 públicas, porém, 15 são federais . As duas únicas estaduais têm características que as distinguem da maior parte da rede pública: no Rio, o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAP/Uerj); em São Paulo, a Escola Técnica de São Paulo. Ambas fazem vestibulinho para selecionar seus alunos.

Demétrio Weber

Fonte: OGLOBO

Foto: Marcia Foletto / Ag. O Globo

Postado por:
Categorias:
Cidadania, Educação