Um jeito de ver o Mundo….

Alunos da rede municipal participam de concurso sobre enredo da Portela

13 nov 2008

A Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, elegem os melhores trabalhos escolares sobre o enredo do amor. Pelo segundo ano consecutivo, o enredo da Portela desfila nas salas de aula das escolas municipais situadas de Madureira, Oswaldo Cruz e bairros vizinhos antes de ser levado para a Avenida. Na tarde do próximo dia 27 de novembro, a comunidade conhecerá os vencedores da nova versão do Projeto Junte-se a Nós!, envolvendo 66.268 alunos da Rede Municipal matriculados em 104 escolas da 5a Coordenadoria Municipal de Educação.Um júri formado por diretores, convidados e baluartes da Portela apontará os melhores trabalhos sobre o enredo “E por falar em Amor, onde anda você?”. Serão premiados os vencedores das categorias Produção Textual, Desenhos, Maquetes e Paródia Musical – esta última uma novidade, voltada exclusivamente para alunos matriculados no PEJA – Programa de Educação de Jovens e Adultos.

O samba vai à Escola

Desde o início de setembro, estudantes com idades entre 6 e 16 anos foram motivados a participar do Junte-se a Nós , coordenado pela 5ª CRE, com apoio e supervisão do Departamento de Projetos Sociais da Portela. Segundo Val Carvalho, coordenadora do Departamento, “o objetivo principal do Projeto Junte-se a Nós! é fazer com que os estudantes da região se engajem nas propostas do enredo da Portela, disseminando ações de responsabilidades socioambientais, formando uma geração mais consciente para as necessidades da sociedade e do planeta. “Os trabalhos foram divididos em quatro categorias: alunos do 1º Ciclo, com idades entre 6 e 9 anos, produziram desenhos; os do 3º Ciclo, de 13 a 16 anos, criaram textos (poesias, redações, etc). Em ambos os casos, a participação foi individual. Já os alunos do 2º Ciclo, de 10 a 12 anos, se organizaram em grupos para a confecção de maquetes. Os alunos do PEJA, com idades entre 15 e 80 anos, produziram trabalhos em turmas, criando sobre músicas já existentes. A seleção dos melhores trabalhos é feita pela equipe da 5ª CRE, indicando nove finalistas para cada modalidade. No dia 27 de novembro, às 14 horas, o júri definirá os primeiro, segundo e terceiro lugares de cada categoria.

Premiação

Os três primeiros colocados das categorias de participação individual (Desenho e Produção Textual) serão premiados com livros da Íris Editora, kits da Fox Filme do Brasil e kits escolares do Mercadão de Madureira, entre outros. Os grupos vencedores das categorias Maquete e Paródia participarão de um passeio guiado ao barracão da Portela, na Cidade do Samba. Todos os participantes do Projeto ganharão certificados. A Nestlé oferecerá sorvetes para o lanche da garotada.

Fonte: Prefeitura do Rio

Postado por:
Categorias:
Educação, Música, Samba