Um jeito de ver o Mundo….

Alemães visitam projeto habitacional com aquecedores solares de São Cristóvão

03 abr 2009

A vice-ministra Karin Kortmann, do Ministério de Desenvolvimento e Cooperação da Alemanha, e o Cônsul da Alemanha no Rio de Janeiro, Marcus Haas, visitam, nesta sexta-feira (3), as obras do projeto habitacional Mangueira, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.

Os empreendimentos Mangueira I e Mangueira II, da Caixa Econômica Federal (CEF), contam com 248 unidades cada e serão os primeiros no Rio a receber aquecedores solares. O término das obras está previsto para dezembro deste ano. A visita do alto escalão do governo alemão às obras tem como objetivo conhecer de perto um dos projetos que integra o acordo de cooperação técnica entre Alemanha e Brasil.

Para esse projeto, o convênio com o governo alemão doará os equipamentos de aquecimento solar – fabricados no Brasil e aprovados pelo Inmetro – para as 496 moradias a serem produzidas. Os empreendimentos serão construídos pela construtora BR4, através do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) com financiamento da CEF.

O uso de aquecimento solar de água é o principal foco das ações de incentivo à sustentabilidade na habitação, considerando principalmente a economia para o morador e, em consequência, o aumento de sua renda mensal.

Atualmente, a CEF possui empreendimentos situados em 20 municípios de diversas regiões do país que já utilizam aquecimento solar de água. Essas iniciativas totalizam aproximadamente seis mil unidades habitacionais atendidas por energia solar, representando, segundo pesquisas realizadas junto aos moradores dos conjuntos habitacionais, uma redução média de 30% nas despesas com energia elétrica.

Acordo de cooperação técnica
Em 2004, no âmbito da Cooperação Técnica Brasil-Alemanha, foi celebrado acordo entre o Ministério do Meio Ambiente e a Caixa Econômica Federal, com a interveniência da GTZ (Agência Alemã de Cooperação Técnica). A cooperação tem como áreas prioritárias de interesse a revitalização de áreas degradadas por contaminação, a gestão integrada de resíduos sólidos e o uso racional de energia, água e outros recursos naturais, com a utilização de tecnologias e metodologias de gerenciamento criativas e inovadoras capazes de promover o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros.

Fonte: Agência Rio de Notícias

Postado por:
Categorias:
Ciência, Investimento, Meio Ambiente